Brasil e Chile devem firmar acordos sobre extração de minerais críticos e estratégicos

Publicado em

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja ao Chile neste domingo (4) para uma visita de Estado que deverá contar com a assinatura de mais de 15 acordos bilaterais durante a semana. Entre eles, a exploração de minerais considerados estratégicos para a transição energética. O Chile concentra 65% das reservas de lítio no mundo, junto com a Argentina e Bolívia.

A expectativa do Governo Federal é diversificar a parceria entre os dois países para além da agenda comercial e ampliar o leque de produtos brasileiros exportados. A comitiva desembarcará em Santiago às 20h (horário local). Além de ministros, assessores e outros integrantes do governo, cerca de 200 empresários brasileiros deverão desembarcar em Santiago para participar do Fórum Empresarial Chile-Brasil, evento realizado paralelamente à agenda presidencial.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), disse que a visita é um símbolo da reaproximação diplomática entre os dois países, após a posse de Gabriel Boric, em março de 2022.

“Nós estamos buscando expandir essa agenda bilateral para exatamente trabalhar uma amizade que vai além dos temas econômicos e comerciais, para assuntos como ciência e tecnologia, defesa da democracia e direitos humanos, educação, inovação, saúde. Nós temos uma agenda muito densa e que abrange vários aspectos”, disse a embaixadora.

De acordo com ela, o Brasil ainda tem interesse em discutir com os chilenos questões envolvendo a indústria de defesa, fortalecimento das relações de exportação, certificação de produtos orgânicos e estímulo ao turismo

Acordos 

O Itamaraty antecipou que 17 cooperações estão prontos para serem assinadas durante a visita, dependendo da participação das autoridades de cada setor na delegação brasileira.

O Chefe da Divisão de Argentina, Uruguai e Chile do Itamaraty, Carlos Cuenca lembrou que a visita presidencial estava prevista para maio deste ano e foi adiada em razão da tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul, o que permitiu que outros acordos que até então não estavam prontos para serem assinados fossem concluídos. “É uma lista de acordos que mostra essa diversificação da agenda bilateral com o Chile”, observou.

O Chile é o sexto maior destino das exportações do Brasil, que é o maior investidor latino-americano no país. O intercâmbio comercial entre os dois países atinge US$ 12 bilhões por ano.

Ibram faz alerta

Durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia, realizada em Brasília nesta 4ª feira (31), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, destacou que o Brasil está diante de uma oportunidade de fomentar seu desenvolvimento e se posicionar na liderança do suprimento global de minerais críticos para a transição energética.

“O Brasil precisa estimular a expansão sustentável da mineração em larga escala para fomentar um incremento estratégico em seu desenvolvimento, qualificando-se a ser um dos líderes do suprimento global de minerais críticos para a transição energética, uma demanda comum a diversas nações que agem para superar a emergência climática”, disse Jungmann.

O diretor-presidente do Ibram foi um dos palestrantes e debatedores do painel Eixo III – Minerais estratégicos no contexto de um projeto nacional (litio, nióbio, silício), no segundo dia da V Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação,

“Não há possibilidade de promover a transição de uma economia liderada pelos combustíveis fósseis para uma economia marcada pela neutralidade de carbono, sem investirmos na produção e na oferta de minerais críticos para esta transformação”, afirmou.

O executivo alertou, ainda, que a transição energética conecta o país ao mundo e “o Brasil apresenta enorme potencial para fornecer os minerais críticos à essa transição, portanto, a mineração representa um passaporte para o futuro para o país, uma oportunidade articulada com a questão dos minerais críticos. O Brasil tem como se colocar como uma potência nesse mercado emergente”.

Ele chama a atenção para a oportunidade de o país colher benefícios como mais investimentos, mais empregos, renda, impostos e divisas. Jungmann condiciona o avanço do país nesse campo à estruturação de políticas públicas que estimulem a mineração.

O gestor do Ibram lembrou que o instituto apresentou, em parceria com o CTEM/MCTI, um estudo intitulado “Por uma política de minerais críticos e estratégicos para o Brasil e para o futuro – Fundamentos e diretrizes”, visando contribuir com o debate nacional voltado a estabelecer as políticas públicas. O trabalho abrange tanto minérios e metais tradicionais, como ferro, cobre e alumínio, quanto outros que passam ou deverão passar a figurar na pauta de produção nacional com maior expressão, como lítio, cobalto, terras raras, vanádio, nióbio, silício, entre outros. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios