Já está funcionando em Nova Lima, cidade minerada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Hemominas. A instalação da unidade, inaugurada nesta semana, visa ampliar o suporte e aproximar doadores das unidades de coleta de sangue em todo o estado.
Os postos de coleta são essenciais para manter em níveis seguros os estoques de sangue da Rede Hemominas, já que a fundação é responsável por mais de 90% das demandas transfusionais do estado nas emergências, cirurgias eletivas e para os pacientes com doenças hematológicas.
A iniciativa conta com o apoio do Governo de Minas, em busca de fortalecer a doação de sangue no estado, promovendo o apoio à doação voluntária, com objetivo de ampliar o serviço de coleta de sangue para doadores que têm dificuldade de se deslocar até uma das unidades da Fundação Hemominas.
Trata-se da 14ª unidade instalada no estado. “Somente nesta semana foram três Paces inaugurados em Minas: São Sebastião do Paraíso, na região Sul/Sudoeste; Formiga, na região Oeste, e Paracatu, no Noroeste do estado”, lembra o Governo de Minas.
Estrutura
As unidades do Pace funcionam por meio de parcerias entre a Hemominas e as prefeituras e secretarias de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes. O custo da obra e do mobiliário são de responsabilidade do município. A contrapartida da fundação para implantação do Pace de Nova Lima foi de R$ 340 mil em equipamentos.
O funcionamento é idêntico ao de uma unidade da Hemominas, com capacidade de atendimento de até 60 candidatos à doação por dia de funcionamento, em dias e horários pré-definidos.
Em Nova Lima, a previsão de expediente é às quartas-feiras, das 7h às 12h, com expectativa de ampliar o atendimento em mais um dia. Alguns postos avançados do estado também coletam amostras para cadastramento de candidatos à doação de medula.
Hemominas em Itabira
Entras as recém-inauguradas unidades de coleta está o Posto instalado no Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira. No último dia 6 de junho, os 30 primeiros doadores compareceram após realizarem agendamento. Conforme divulgado pela instituição, a princípio as coletas estão sendo realizadas às quintas-feiras, das 7h30 às 14h.
Atualmente, estão sendo atendidos 60 doadores semanalmente, mas há previsão de que o número aumente substancialmente em breve. Saiba mais.