Doadores de sangue já podem utilizar nova unidade de coleta em Itabira: 30 voluntários contribuíram no primeiro dia

Publicado em

 

Já está funcionando em Itabira o serviço de coleta de sangue do primeiro Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas. O espaço recebeu 30 doadores nesta quinta-feira (6), primeiro dia de coleta. Eles haviam feito agendamento prévio na nova unidade, instalada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).

Conforme divulgado pela instituição, a princípio as coletas serão realizadas nas quintas-feiras, das 7h30 às 14h. Em um primeiro momento, serão atendidos 60 doadores semanalmente. No entanto, o posto tem capacidade para funcionar todos os dias e aumentar o número de doadores na unidade da cidade minerada.

Ainda de acordo com a Hemominas, na fase mais ampla do projeto, o hemocentro espera atender 2.400 candidatos à doação e coletar, pelo menos, 1.900 bolsas ao ano, ou seja, 200 doadores por mês, sendo coletadas cerca de 50 bolsas em cada dia de funcionamento.

“A implantação do PACE em Itabira vai possibilitar a ampliação do número de candidatos à doação de sangue, uma vez que os voluntários não precisarão ir até Belo Horizonte para doar. Vale ressaltar que o posto avançado tem uma estrutura semelhante a uma unidade de coleta da Hemominas”, resume a Prefeitura de Itabira, parceira da iniciativa.

Como doar sangue

A Fundação Hemominas adota critérios para avaliar quem se encontra apto ou não a doar sangue, conforme fundamentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, visando a proteção e segurança dos doadores e receptores.

Para doar, será necessário fazer agendamento prévio, pelos telefones 3067-2790 e 98383-3620 (whatsapp). Os agendamentos também poderão ser feitos presencialmente, por ordem de chegada, respeitando a capacidade instalada na unidade e o horário de funcionamento.

Inicio Coleta Hemominas 1
Inciativa é desenvovlvida com o apoio da Prefeitura de Itabira

Requisitos para doar sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (para candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos, há normas e exigência de documentações específicas)

– Possuir ou estar com boa condição de saúde

– Pesar mais de 50 quilos

– Estar descansado (dormir, pelo menos seis horas, na noite anterior à doação)

– Estar alimentado e hidratado (não é aconselhável doar sangue em jejum. Pela manhã, recomenda-se uma alimentação leve, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço ou refeições gordurosas, é necessário aguardar quatro horas para realizar a doação).

Mais informações no site da Fundação Hemominas

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios