Com toda a sua rede de distribuição de água interligada em Itabira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vem registrando frequentemente a interrupção do abastecimento na cidade em decorrência de operações da mineradora Vale. Nesta quarta-feira (29), o fornecimento será interrompido mais uma vez.
Conforme informado pela autarquia municipal, nesta ocasião, a interrupção do fornecimento de água será no sistema Areão, o que também pode afetar a vazão do sistema Pureza. A Vale irá realizar em sua área de operação a solda de uma caixa de rebombeamento.
Desta forma, a falta de água pode ocorrer nos seguintes bairros: 14 De Fevereiro, Água Fresca, Alvorada, Amazonas, Barreiro, Caminho Novo, Candidópolis, CDI I e II, Cidade Nova, Clóvis Alvim I E II, Colina Da Praia, Condomínio Belleville, Cônego Guilhermino, Conjunto Habitacional Juca Batista, Esplanada Da Estação, Fazenda Do Lago, Flamboyant, Gabiroba, Gianetti/Areão, Hamilton, Jardim Belo Monte, Jardim Buritis, Jardim das Oliveiras, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, João XXIII, Gabiroba, Juca Rosa, Condomínio Morada da Brisa e o Loteamento Jardim Mangabeiras.
Também devem ficar sem água os bairros Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Praia, prolongamento do 14 de Fevereiro, Residencial Vale Do Sol, Ribeira, Santa Inês, Santa Matilde, Santa Tereza, São Cristóvão, São Francisco, São Marcos, São Tomé, Valença, Vila Bethânia, Vila Dom Prudêncio, Vila Salica,Vila Santa Bárbara, Vila Santa Isabel/Vila Piedade, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Vista Alegre, Bálsamos, Conceição/Abóboras, Fênix, Jardim Belvedere, Monsenhor José Lopes, Residencial Pedras do Valle, Santa Marta e Santa Ruth.
Saae recomenda uso racional da água
O Saae recomenda à população que evite o desperdício e que faça o uso racional da água. O órgão informou que fará manobras a fim de amenizar o desabastecimento.
O Saae disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente por meio do telefone 115. O atendimento é 24 horas e gratuito. Para agiliza-lo, o órgão pede que o cliente tenha uma conta de água ou o número de matrícula em mãos. O Saae também disponibiliza o número (31) 3839-1330 para o atendimento via WhatsApp.