No Parque Natural Salão de Pedras é possível contemplar uma linda paisagem, com um olhar de 360 graus. O local começou a ser visitado em tempos remotos pelas famílias de Conceição do Mato Dentro. Elas levavam seus pequenos para um piquenique, onde a diversão era garantida em meio aos monólitos de quartzito. Essa é a formação rochosa que prevalece na região.
O local conserva um lindo painel de pinturas rupestres, chamado de “Abrigo do Anjo”. Rico em água, suas nascentes alimentam o Rio santo Antônio com alguns balneários mais próximos da cidade de Conceição, como Baú, Água Quente, Poço das Ninfas e o Poço Proibido. Ainda que tenha o nome de “proibido”, é permitido visitar o local. O poço ganhou esse nome por ter sido ponto de captação de água para consumo humano no munícipio.
Pegada radical
Os monólitos de quartzito do Salão de Pedras são ideais para a prática de Boulder, uma modalidade de escalada curta na qual não é necessário utilizar cordas e equipamentos fixos. São usados apenas sapatilhas de escalada e o crash pad, uma espécie de “colchão” que amortece o impacto caso ocorra uma queda do escalador.
O Parque Natural Municipal Salão de Pedras é uma unidade de conservação de proteção integral. Tem área de 857 ha e foi criado em dezembro de 1999. O perímetro foi alterado pela Lei 1.902 de 2007 e, posteriormente, pela Lei 2213 de 2018, passando a uma área total de 995 ha. É recomendado para contemplação da natureza e banhos em seus balneários. Mais informações no site da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro.
Por Leandro Vida
Sênior Receptivo Turístico – Conceição do Mato Dentro