Início Turismo Anglo American apresenta Corredor Turístico BH-Diamantina na Exposibram 2024  

Anglo American apresenta Corredor Turístico BH-Diamantina na Exposibram 2024  

Foto: MM Advocacia Minerária - Projeto envolve a participação de 10 municípios, incluindo Conceição do Mato Dentro, onde a empresa opera o Minas-Rio; corredor turístico, que tem 250 km de extensão, foi apresentado na Exposibram 2024

 

O projeto de um Corredor Turístico ligando a região de Belo Horizonte à histórica Diamantina, passando por Conceição do Mato Dentro, foi apresentado pela Anglo American durante a Exposibram 2024, nessa quarta-feira (11). Com um total de 250 km de extensão, o corredor abrange 10 municípios e visa fomentar o turismo sustentável na região.

Durante a apresentação, a Coordenadora de Impacto Sustentável da Anglo American, Nathália Frossard, ressaltou que trata-se de um projeto de longo prazo. “A gente sabe que um dia o minério vai acabar, então precisamos falar da diversificação econômica”, disse, ao destacar que o turismo é uma das alternativas de desenvolvimento econômico nas áreas de influência da mineração. “Vemos muitas oportunidades de dar visibilidade, de oferecer um serviço de qualidade e de proporcionar uma experiência única para o turista que visita a região”, completou.

Segundo a coordenadora, a Anglo American contratou uma consultoria externa, com apoio de parceiros locais, para desenvolver um estudo que resultou na sugestão do Corredor Turístico. O trajeto proposto, que liga Belo Horizonte a Diamantina, sugere uma rota que passa por Conceição do Mato Dentro, um local estratégico devido às suas belezas naturais e culturais, como a Cachoeira do Tabuleiro – a terceira maior do Brasil e a maior de Minas Gerais.

Ações para o desenvolvimento do Corredor Turístico

O projeto envolve um mapeamento das prioridades ao longo do corredor, com foco especial na infraestrutura. Frossard explicou que a empresa está em busca de parcerias e investimentos privados para garantir a sustentabilidade do projeto. Um comitê será criado para gerenciar essas prioridades e os recursos arrecadados, com o objetivo de viabilizar os investimentos.

Em relação à integração com outros projetos turísticos existentes, Frossard esclareceu que a intenção não é competir, mas sim criar sinergias. “Existem vários outros corredores, como a Estrada Real, e não queremos concorrer com eles. Na verdade, queremos aproveitar e desenvolver junto esse novo projeto”, destacou.

Próximos passos

O projeto já conta com a adesão de 10 municípios, que assinaram um protocolo de intenções com a Anglo American. Cada uma das cidades participantes nomeou representantes de turismo para continuar as discussões e planejamento das próximas etapas. Um dos próximos passos envolve uma parceria com o Sebrae para oferecer cursos de capacitação aos estabelecimentos da região, visando a melhoria dos serviços prestados aos turistas.

Frossard também enfatizou a necessidade de desvincular o projeto da política, garantindo sua continuidade independentemente das mudanças no âmbito da administração municipal. A Anglo American também está em diálogo com associações comerciais e organizações da sociedade civil para assegurar que o projeto seja de longo prazo e beneficie todos os envolvidos.

O que é o Corredor Turístico

O Corredor Turístico irá abranger as cidades de Lagoa Santa, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e Serro, além de Belo Horizonte e Diamantina.

Assinado no escritório da mineradora em Conceição do Mato Dentro em 2023, o protocolo de intenções visa criar uma identidade turística comum ao longo da MG-010 e da Via Saint-Hilaire (LMG-735), conectando as belezas naturais e culturais da Serra do Espinhaço. 

O corredor foi concebido a partir de um estudo realizado em 2020, que identificou o turismo como um setor prioritário para a diversificação econômica da região.

Com a assinatura do acordo, serão realizados esforços conjuntos para potencializar o turismo regional, incluindo o desenvolvimento de políticas públicas e a formação de parcerias com o setor privado, tudo com o objetivo de fortalecer essa nova cadeia de valor.

Cobertura especial

O portal CidadeseMinerais.com.br é parceiro oficial da Exposibram 2024 e faz uma cobertura especial do evento em parceria com a MM Advocacia Minerária e Ecolabore Engenharia.

Para mais informações, acesse: exposibram2024.ibram.org.br.

Sair da versão mobile