A mineradora Anglo American, responsável pelo empreendimento Minas-Rio em Conceição do Mato do Dentro, na Microrregião do Médio Espinhaço, anunciou que vai liderar a criação de um corredor turístico entre Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Nessa quarta-feira (13) foi assinado um protocolo de intenções com prefeituras que fazem parte da rota de 250 km entre as rodovias MG-10 e a LMG-735, a famosa Via Saint Hilaire, formando um importante eixo rodoviário da Serra do Espinhaço.
Conforme divulgado pela Anglo American, o objetivo é interligar atrativos naturais e históricos, manifestações culturais e folclóricas, além de eventos artísticos, esportivos e de aventura na região. Somadas a Diamantina e Lagoa Santa, integram a rota Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e Serro.
O protocolo de intenções foi assinado no escritório da mineradora, em Conceição do Mato Dentro, na presença de representantes do poder público. A Anglo American espera, com o projeto, criar uma identidade turística em comum no trecho. A companhia estuda a ideia desde 2020, por meio de seu Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, no qual o turismo foi identificado e confirmado pelos principais públicos de interesse locais como um setor prioritário para a diversificação econômica da região.
“Enxergamos no turismo grande potencial de alavancagem para o desenvolvimento socioeconômico. Este projeto, alinhado ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, propõe a integração do turismo regional, otimizando investimentos, atraindo novas oportunidades comerciais e conferindo maior visibilidade para os atrativos do território”, explica o diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Anglo American, Ivan Simões.
Proposta da Anglo American irá direcionar políticas públicas
A mineradora divulgou que, com a assinatura do acordo, serão realizados trabalhos de potencialização do turismo regional, com o desenvolvimento de políticas públicas e parcerias com o setor privado voltadas para o fortalecimento dessa cadeia de valor.
“O corredor será responsável por interligar regionalmente projetos, rotas e circuitos de turismo já existentes, beneficiando todos os municípios participantes. Será uma grande experiência aos turistas que buscam conhecer a riqueza cultural, histórica e natural da região da Serra do Espinhaço”, comenta o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira.
“O projeto busca o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de uma estrutura integrada e um planejamento que irá somar esforços de todos os municípios envolvidos neste corredor, em vista de um produto único, mas sem deixar de lado as especificidades locais”, afirma o prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Marques. “Todos os municípios e distritos envolvidos neste corredor turístico terão a oportunidade de trocar boas experiências e trabalhar em conjunto”, completa o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.