Virar motorista profissional se tornou uma realidade para muitas pessoas. Parece que não, mas já tem 10 anos que os brasileiros incorporaram à sua rotina o uso de aplicativos de mobilidade urbana. Os serviços oferecidos por diferentes empresas especializadas, atualizaram os antigos táxis e se tornaram uma fonte de renda viável.
Atualmente, para exercer a profissão basta possuir uma CNH EAR (Carteira Nacional de Habilitação para quem exerce atividade remunerada) e um carro que esteja de acordo com as normas de cada aplicativo, como: ano de fabricação superior a 2014, ter ar-condicionado e quatro portas. Porém, nem todos os profissionais possuem veículo próprio. Nesse caso, a locação se tornou uma alternativa possível.
Economia e facilidade para motorista
Uma das principais vantagens para quem precisa locar um veículo, para trabalhar como motorista, é a economia. Considerado um bem que desvaloriza rapidamente, o automóvel acaba não sendo um bom investimento para quem o usa para fins profissionais. Ao comprar um carro, é preciso incluir nessa conta o financiamento e o tempo necessário para quitá-lo, além dos encargos com impostos e manutenção.
Os gastos corriqueiros incluem troca de óleo e pneus; verificação anual da bateria; revisão geral; limpeza interna e externa; entre outros. O aluguel já inclui esse tipo de cuidados e os custos ficam por conta da locadora. Para além de não precisar se preocupar com esses gastos, há ainda a comodidade. E não se pode esquecer da parte de documentação do veículo que também deixa de ser uma preocupação, já que a locação inclui IPVA e licenciamento em dia.
No final das contas, os motoristas de aplicativo só precisarão arcar com o abastecimento e o valor da locação, de acordo com o plano escolhido. Muitas locadoras, como a Uai Rent a Car, oferecem aluguel mensal de carros.
Outra vantagem é a simplicidade do processo de locação. Comparando com toda a burocracia que é adquirir um automóvel, é muito mais rápido retirar um carro na locadora. Essa facilidade também acontece na escolha do veículo. Em uma locadora, há diferentes opções e categorias que podem ser escolhidas de acordo com o tipo de serviço que será oferecido pelo motorista.
Processo de aluguel
Para ter acesso a esse serviço é muito simples. Primeiramente, é preciso ter CNH definitiva válida e ser maior de 21 anos. Ao assinar o contrato de locação, é preciso cadastrar um cartão de crédito para realizar o chamado “depósito caução”. É um valor de segurança que é bloqueado no cartão e devolvido ao cliente após o fim do contrato. Caso haja algum tipo de dano no carro ou aplicação de multa, o valor é descontado e o restante devolvido.
Em Itabira, a Uai Rent a Car oferece serviço de locação de diferentes maneiras há mais de 19 anos. Com uma frota de veículos novos, a terceirização de frota é uma especialidade da empresa. Se você é motorista em busca de boas condições de aluguel, já sabe quem procurar.