Estrada Real: um caminho de riquezas – Parte 2

Publicado em

No século XXVIII, o percurso tradicional passou a ser inviável para o escoamento do ouro. Na década de 1720, o “Caminho Novo” foi criado para substituir o “Caminho Velho.”

O “Caminho Novo” foi uma nova rota criada pelo filho de um famoso bandeirante da época. O objetivo de traçar esse novo percurso era otimizar o tempo e tornar a trajetória mais segura. A viagem feita pelo Caminho Velho durava cerca de 60 dias cansativos passando por serras e matas fechadas e haviam constantes saqueamentos no caminho.

A oficialização do Caminho Novo pela coroa portuguesa ocorreu em 1725. A nova rota visava trocar o porto de Paraty pelo porto do Rio de Janeiro. Formada por 515 quilômetros de extensão, a viagem durava cerca de 35 dias.

No entanto, a decisão de substituir a rota tradicional gerou muita revolta para a população de Paraty. Isso porque escoamento do ouro no porto da cidade movimentava a economia local e dava prestígio à cidade. O esquema de registro e cobrança de impostos sobre o ouro e as pedras preciosas continuava o mesmo. Ainda assim, os caminhos clandestinos e o contrabando continuavam em grandes proporções.

As cidades que formavam a nova rota eram: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Santana dos Montes, Barbacena, Santos Dumont, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Paraíba do Sul, Petrópolis e Rio de Janeiro.

A coroa portuguesa utilizou o Caminho Novo até o fim do ciclo do ouro e dos diamantes na região de Minas Gerais. Há alguns anos, a Estrada Real tornou-se objeto de estudo e redescoberta. Após o processo de revitalização, o caminho tornou-se uma referência turística com grande riqueza histórica e cultural.

Para saber mais, confira a matéria: https://cidadeseminerais.com.br/estrada-real-um-caminho-de-riquezas-parte-3/

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios