
A mineradora Vale anunciou a aquisição da participação de 50% da siderúrgica chinesa Baoshan Iron & Steel na Baovale, passando a controlar integralmente a empresa. A transação, cujos valores não foram revelados, ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser finalizada.
De acordo com a Vale, o contrato de compra foi formalizado e enviado ao Cade em janeiro para análise. A mineradora esclareceu que, uma vez concretizada, a transação não afetará a operação, já que a mineradora gerencia a mina de Água Limpa, localizada em Minas Gerais, desde a assinatura de um acordo de arrendamento com a Baoshan Iron & Steel, no momento da criação da Baovale, em 2001.
A Estratégia da Vale: Expansão e Consolidação no Setor Mineral
A Baovale foi formada como uma joint venture entre a Vale e a Baoshan, com um investimento inicial de US$ 38 milhões, dividido igualmente entre as duas empresas. Após 20 anos de operação conjunta, surgiu a possibilidade de a Vale adquirir a participação da Baoshan, com o prazo para o exercício da opção de compra sendo estendido por mais três anos.
Com o novo movimento, a mineradora brasileira assume o controle total da Baovale, consolidando ainda mais sua presença no setor minerador de Minas Gerais. A mina de Água Limpa, desde sua criação, já era operada pela empresa, e a aquisição agora coloca a mineradora brasileira em uma posição ainda mais estratégica para o futuro.