Ministério da Saúde libera vacina da dengue para algumas Cidades e Minerais

Publicado em

Na quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou a lista dos 521 municípios do país selecionados para receber e aplicar a vacina da dengue, e algumas Cidades e Minerais serão contempladas logo neste começo da campanha.

Essa vacina da dengue já foi integrada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e será distribuída para administração a partir de fevereiro. É importante notar que devido ao número limitado de doses fornecidas pelo laboratório, a cobertura do ministério nesta fase só se estenderá a pouco menos de 10% do total de 5.565 municípios do país.

Vacina da dengue visa combater o aumento da doença no país

A ocorrência de casos prováveis ​​de dengue teve um aumento surpreendente de 170% este ano. Dados fornecidos pelo ministério revelam que, ao comparar as três primeiras semanas de janeiro de 2023 com o período correspondente de 2024, houve um aumento alarmante de 44.753 casos, elevando o total para 120.874. No entanto, registou-se um declínio no número de vítimas mortais, com a contagem deste ano a cair de 26 para 12.

As 5,2 milhões de doses serão entregues a 16 estados e ao Distrito Federal para vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses da vacina, administradas com três meses de intervalo.

Segundo o Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que apresenta maior número de internações depois dos idosos (16,4 mil internações entre janeiro de 2019 e novembro de 2023). Por não ter sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina não será indicada para idosos.

Cidades e Minerais que vão receber a vacina da dengue

As regiões foram selecionadas com base em três critérios: cidades com mais de 100 mil habitantes, cidades com maiores taxas de transmissão de dengue em 2023 e 2024 e cidades onde o sorotipo DENV-2 é dominante.

De acordo com a pasta, a decisão foi tomada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), – órgãos que representam estados e municípios na estrutura do SUS – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja quais cidades de Minas Gerais vão receber a vacina da dengue: Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...