Na quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou a lista dos 521 municípios do país selecionados para receber e aplicar a vacina da dengue, e algumas Cidades e Minerais serão contempladas logo neste começo da campanha.
Essa vacina da dengue já foi integrada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e será distribuída para administração a partir de fevereiro. É importante notar que devido ao número limitado de doses fornecidas pelo laboratório, a cobertura do ministério nesta fase só se estenderá a pouco menos de 10% do total de 5.565 municípios do país.
Vacina da dengue visa combater o aumento da doença no país
A ocorrência de casos prováveis de dengue teve um aumento surpreendente de 170% este ano. Dados fornecidos pelo ministério revelam que, ao comparar as três primeiras semanas de janeiro de 2023 com o período correspondente de 2024, houve um aumento alarmante de 44.753 casos, elevando o total para 120.874. No entanto, registou-se um declínio no número de vítimas mortais, com a contagem deste ano a cair de 26 para 12.
As 5,2 milhões de doses serão entregues a 16 estados e ao Distrito Federal para vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses da vacina, administradas com três meses de intervalo.
Segundo o Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que apresenta maior número de internações depois dos idosos (16,4 mil internações entre janeiro de 2019 e novembro de 2023). Por não ter sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina não será indicada para idosos.
Cidades e Minerais que vão receber a vacina da dengue
As regiões foram selecionadas com base em três critérios: cidades com mais de 100 mil habitantes, cidades com maiores taxas de transmissão de dengue em 2023 e 2024 e cidades onde o sorotipo DENV-2 é dominante.
De acordo com a pasta, a decisão foi tomada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), – órgãos que representam estados e municípios na estrutura do SUS – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja quais cidades de Minas Gerais vão receber a vacina da dengue: Coronel Fabriciano, Timóteo, Pingo-d’Água, Antônio Dias, Marliéria, Santa Maria de Itabira, Jaguaraçu, Dionísio e Córrego Novo.