No dia 1º de janeiro de 2025, além de empossar prefeitos, vices e vereadores, as cidades brasileiras, em sua maioria, realizam também as eleições para as mesas diretoras das Câmaras de Vereadores. Para isso, os legisladores precisam formar chapar para serem votadas no dia da posse.
Em Itabira, João Monlevade, Conceição do Mato Dentro (CMD) e Ipatinga, as eleições aconteceram com tranquilidade, já que houve, com exceção de Monlevade, apenas chapas únicas. E os vereadores eleitos preferiram a manutenção das presidências, reelegendo os colegas que já ocupavam o cargo no fim da legislatura de 2024, menos Itabira que optou pela renovação.
Veja que forma as mesas diretoras nas Câmaras das quatro cidades!
João Monlevade: chapa de Fernando Linhares vencedora
Durante a cerimônia de posse, em João Monlevade, a eleição da mesa diretora da Câmara, para o biênio 2025-2026, contou com duas chapas. A vencedora foi a chapa 1, formada pelos vereadores Fernando Linhares (foto destaque) como o presidente, Sassá Misericórdia (vice presidente), Revetrie Teixeira (1º secretário) e Belmar Diniz (2º secretário). Eles receberam 8, dos 15 votos.
Sobre seu retorno à presidência da Câmara, Fernando Linhares prometeu compromisso. “Nos próximos anos, seguiremos com o mesmo compromisso de trabalhar para melhorar ainda mais a nossa Casa Legislativa, tanto no aspecto estrutural quanto na forma de acolhimento e atendimento à população. Continuarei atento às necessidades dos nossos servidores e, claro, buscando sempre soluções que promovam o bem-estar de todos os cidadãos de João Monlevade”, destacou Linhares.
Itabira: renovação na mesa diretora
Por unanimidade, os 17 vereadores da Câmara Municipal de Itabira escolheram Carlin Sacolão Filho como o novo presidente. Ele estará à frente da Casa do Povo no biênio 2025/2026. Ao lado dele, compõe a mesa diretora: Marcelino Guedes como vice-presidente; Dulce Citti e Leandro Pascoal como primeiro e segundo secretários, respectivamente. “A composição da mesa é estratégica para trazer uma nova gestão mais objetiva e eficaz em seus trabalhos“, comentou o novo presidente em seu discurso.
Em sua fala durante a posse, o vereador prometeu trazer soluções para os problemas de Itabira. “Meu mandato será defendido pelos interesses da coletividade e para o crescimento e desenvolvimento do nosso município, juntamente com o nosso prefeito, Marco Lage. Estou ciente de que, na qualidade de vereador escolhido democraticamente pelo voto popular, me cabe assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara de Itabira no centro das grandes decisões em torno do cidadão que aqui vive. (…) Que tenhamos ânimo e fé para conduzir um legislativo atuante e que trará os resultados que Itabira merece”, comentou.
CMD: Sidney Seabra é eleito por 10 votos
Em Conceição do Mato Dentro (CMD) a chapa única, que forma a mesa diretora, tem Sidinei Seabra da Silva, como presidente; Gleicierrez Martins, vice presidente; João Marcos, 1º secretário; e Henrique Floriano, como 2º secretário. Dos 11 vereadores eleitos para atuar no Legislativo conceiçonense, 10 votaram favoráveis à ela.
Em sua fala, o presidente eleito, que está em seu terceiro mandato como vereador, falou sobre a honra e responsabilidade de assumir a presidência da Câmara. “Venho de uma comunidade quilombola onde a realidade, muitas vezes, parecia limitada e os sonhos distantes. Como muitos jovens, nem sempre enxerguei um caminho claro para o futuro que desejava. A trajetória foi marcada por desafios e conquistas. (…) A vida pública é colocar as necessidades do povo acima das nossas próprias. Eu renovo, aqui, o compromisso que fiz quando entrei na vida púbica: ser uma voz ativa em prol da dignidade, dos direitos e da justiça para todos. (…) Como presidente, quero trabalhar de forma justa e transparente para transformar a vida das pessoas”, declarou Sidinei.
Ipatinga
A chapa única para a presidência da Câmara de Vereadores de Ipatinga foi anunciada em 31 de dezembro de 2024. Denominada “Avança Ipatinga”, ela é composta por Ley do Trânsito (presidente), Adiel Oliveira (vice), Welton da Floricultura (1º secretário) e Chiquinho (2º secretário). A eleição durante a cerimônia de posse, no dia seguinte, garantiu a continuidade de Ley do Trânsito à frente dos trabalhos do Legislativo ipatinguense.
Em seu discurso de posse, ele enfatizou o papel de uma gestão integrada com o Executivo e sem divisões. “Nosso compromisso com o povo de Ipatinga é manter uma Câmara forte, sem vaidades, que trabalhe com responsabilidade e foco no bem comum. A cidade só cresce quando as lideranças deixam as diferenças de lado e unem forças em prol da população”.
Errata: conteúdo modificado às 18h40 para correção dos nomes da mesa diretora da Câmara de Conceição do Mato Dentro.