No fim da tarde dessa quarta-feira, 1 de janeiro de 2025, Marco Lage e Marco Gomes, prefeito e vice reeleitos de Itabira, foram empossados em cerimônia solene realizada pela Câmara de Vereadores de Itabira, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Escolhida para liderar o Executivo local por mais quatro anos, a dupla fez história ao protagonizar a votação mais expressiva em uma eleição para a Prefeitura, no município.
Em seu discurso de posse, Marco Lage fez questão de destacar que ambos estão preparados para “reafirmar um compromisso com cada cidadão desta cidade. É momento de renovar as esperanças de um novo governo, dando sequência ao mandato passado com a mesma determinação e confiança que nos levaram a iniciar um ciclo de
transformações sociais tão importante para nossa Itabira. É com grande honra e humildade que assumo novamente o cargo de prefeito da minha cidade natal, consciente das responsabilidades e desafios que temos pela frente”, disse, iniciando sua fala.
Após de citar poema de Carlos Drummond de Andrade, Marco Antônio Lage completou dividindo com o público seu desejo de “governar com amor, força e coragem para assumir riscos, trabalhar duro na consolidação desta Itabira feliz e cada vez melhor para se viver”, definiu.
Parceria com o vice e os vereadores
Visivelmente emocionado, Marco Lage saudou os vereadores que irão trabalhar à frente do Legislativo itabirano, reforçando a importância de fazer jus à confiança depositada neles por meio do voto.
“Juntos, poder executivo e legislativo, teremos a obrigação de dar 100% da nossa energia, criatividade e força de trabalho para honrar cada voto a nós depositado nas urnas dessa cidade. Espero que os vereadores e vereadoras, aqui empossados hoje, compreendam isso e possam trabalhar para acelerarmos nossa pauta maior. E nunca se esquecerem que estar do lado certo da história política é abrir mão da ganância do poder e das falsas ilusões de certos privilégios, para efetivamente servir aos princípios da democracia, da ética e de toda composição em torno da evolução humana e cidadã”, conclamou.
Sobre a decisão de buscar a reeleição com a mesma chapa vencedora, mantendo o vice, Marco Gomes, o prefeito deixou clara sua alegria com essa parceria. “Posso afirmar que o admiro ainda mais do que na primeira posse, Dr. Gomes, quando já nutria por você grande estima. Passei a me orgulhar da minha escolha do vice pela sua empatia, sua decência, sua resiliência, sua crença inabalável de que todo mundo merece uma
chance justa e melhor qualidade de vida”.
Um sentimento correspondido pelo vice prefeito. “Que continuemos trabalhando por uma Itabira melhor. Na verdade, a renovação de ciclo começou em 2020, com a formação dessa dupla, que foi agora reconduzida pela população para um novo governo. Somos a prova maior de que a política é onde se encontram os diferentes para buscar as convergências em prol de um bem maior. Itabira é nosso bem maior! Nos últimos quatros anos guardamos as diferenças para trilhar o caminho que deveria ser percorrido”, declarou Marco Gomes, em seu discurso.
Políticas públicas sociais
Ainda durante seu discurso, Marco Lage deu algumas pistas do tom que deve adotar nesse novo mandato, bem como quais as políticas públicas receberão mais atenção. Citando as duas mulheres eleitas vereadoras, Jordana Madeira e Dulce Citty, ele descreveu a necessidade de mais mulheres ocupando cadeiras no poder público e importância de apoiar a luta por equidade de gêneros.
Outra bandeira levantada por Marco Lage, em sua fala, é o projeto de campanha “Cidade Antirracista”.
“Com 73% de população negra em Itabira, é urgente que políticas públicas eficientes contribuam para essa evolução. Nós sabemos que nossa herança africana é uma força, não uma fraqueza. E se os ancestrais da diáspora ajudaram a construir esta cidade com mais de 300 anos de história, serão seus descendentes responsáveis pela construção do futuro”, defendeu.
O prefeito de Itabira fez questão de frisar que sua visão progressista de governo é que baseia a gestão com foco na defesa da diversidade. “Quero ser cada vez mais o prefeito que respeita, enxerga e atende as pessoas. Continuarei me levantando diariamente para lutar pelas causas que compõem o mosaico necessário de uma cidade vanguardista e sustentável”.
Busca por compensação da Vale
Em seu discurso, o prefeito empossado listou alguns dos caminhos que vai trilhar em prol de um futuro sustentável para Itabira e aproveitou para falar sobre a relação com a Vale, na discussão acerca da exaustação mineral.
“Não existe desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social. O primeiro mandato priorizou o cuidado com nossa gente. (…) Assumo o segundo mandato reafirmando este compromisso ao itabirano: trabalhar com dedicação e inteligência para não deixar que Itabira acabe junto com o minério explorado pela Vale. (…) Fixar as bases de desenvolvimento social e econômico para as próximas décadas, garantindo qualidade de vida para nossa população também depois do fim do minério de ferro. (…) Nosso território merece respeito e vamos exigir que Itabira receba a compensação por tudo que deu à Vale e ao Brasil. Não deixaremos que brumas de minério camuflem a verdade de que a Vale dependeu de nós para nascer e crescer e nós dependemos da consciência dos seus dirigentes para se despedir deixando aqui uma cidade sustentável,
digna e viva”, defendeu Marco Lage.
Ele ainda garantiu que, mesmo buscando por uma transição pacífica no fim da exploração mineral, a postura do Executivo itabirano será determinada. “Depois de um século de exploração mineral, que deixaram marcas indeléveis na sua pele, Itabira não será apenas uma expectadora gentil, calada, subordinada do seu próprio fim, nem um retrato na parede em alguma sala de memórias pouco visitada. Pelo contrário: nós, com 80% de ferro nas almas, lutaremos por uma transição pacífica, mas muito determinada. (…) Estamos optando pela esperança no lugar do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia. E acreditamos que a mineradora terá o mesmo comportamento conosco”.
Marco Antônio aproveitou para relembrar a importância da parceria com a Vale, no desenvolvimento do programa “Itabira Sustentável”, para traçar estratégias de médio e longo prazo no que diz respeito à diversificação econômica do município, por meio de 60 projetos estruturantes posicionados em 15 eixos temáticos. “Uma vez implantados, ao longo dos próximos dez anos, esses planos de trabalho serão (…) um exemplo de gestão pública e de novo modelo de relacionamento entre mineração e seu território do ponto de vista ambiental, social e econômico. Importante ressaltar que o programa precisa se estender para além dos limites do poder executivo e ser apropriado pela sociedade civil organizada, o que vai garantir sua continuidade ao longo dos anos”.
Promessa de Marco Lage
Por fim, encerrando seu discurso de posse, Marco Antônio anunciou o slogan da nova gestão: “Juntos pelo amanhã”. Ele explicou que a intenção é envolver a sociedade nessa missão voltada para o desenvolvimento econômico. “Em todo canto que esticamos nosso olhar tem trabalho a ser feito. O momento em Itabira continua a exigir do prefeito ação ousada e rápida, como aconteceu até aqui. E nós continuaremos a agir – sobretudo para
estabelecer uma nova fundação para o crescimento”, pontuou.
Entre os grandes anúncios de promessas dessa nova gestão, o prefeito listou:
1. a duplicação das rodovias até o trevo da 381,
2. o início e conclusão das obras de transposição das águas do Rio Tanque para abastecer a cidade,
3. A consolidação do pólo educacional com Unifei e Funcesi e do pólo médico,
4. A utilização da ferrovia da Vitoria\Minas para viabilizar um novo polo logístico em Minas Gerais,
5. a construção das bases para produção própria de energia solar, melhoria das linhas elétricas e expansão das digitais para alimentar melhor uma nova indústria,
6. A criação do polo tecnológico e utilizá-lo para nova economia mas também para melhorar a qualidade da saúde e diminuir seus custos,
7. A transformação de Itabira em um importante destino turístico, com completa requalificação de seu centro histórico, os movimentos culturais e seus festivais e do aproveitamento das nossas belezas naturais da vasta zona rural
“Vamos transformar Itabira também em um polo da economia criativa, destacando as iniciativas culturais e criativas da cidade. Estaremos inscritos para o título de cidade criativa da Unesco em artesanato e arte popular. E tudo isso vai nos exigir implementar uma política pública que visa gerar oportunidades para os pequenos empreendedores de Itabira. E mais, iremos transformar nossas escolas e faculdades para que elas estejam à altura dos requisitos da nova era. Nós podemos fazer tudo isso”, celebrou.
Festa da democracia
Logo após a cerimônia de posse, acompanhados de suas esposas, filhos e familiares, ao som das guardas de congado e marujada, Marco Lage e Marco Gomes caminharam até o paço municipal onde foram recebidos pela população itabirana para celebrar o início do novo mandato.
Na oportunidade, o prefeito também empossou seu novo secretariado.
“Eles estarão conosco nesta jornada, trabalhando pelas entregas de um novo plano de metas, principalmente de curto prazo. A esses secretários, as minhas boas-vindas e minha expectativa de empenho e dedicação às entregas que o povo merece e precisa. O que é exigido de nós, servidores públicos, é a completa transparência. O que é pedido a nós, agora, é uma nova era de responsabilidade – um reconhecimento dos nossos deveres para com Itabira”, reforçou.
Por fim, ainda mais emocionado, Marco Antônio Lage dedicou seu trabalho na política à população itabirana. “Os itabiranos são a razão da minha presença por mais quatro anos à frente da Prefeitura de Itabira. Queremos trabalhar para levar o município a dias cada vez melhores. Não queremos menos do que uma imensa concentração de esforços coletivos para trabalhar pelo futuro de Itabira. Para nós, a voz do povo é soberana”.