Ibram participa de audiência pública na Câmara sobre investimentos no setor mineral

Publicado em

 

Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), representado pelo diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29),  organizada pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). O tema da sessão foi “Mecanismos de Financiamento para o Incentivo ao Investimento em Pesquisa Mineral”.

O debate teve o objetivo de ouvir experiências e coletar propostas e sugestões para aprimorar o Projeto de Lei 5424/23, de autoria do presidente da FPMin, deputado federal Zé Silva (Solidariedade/MG). A proposta estabelece normas para o incentivo ao investimento em pesquisa mineral.

Durante a audiência, o diretor do Ibram destacou que a indústria da mineração será cada vez mais ativa na agenda direcionada a promover a transição energética no país e que, diante do cenário, será fundamental ofertar mais minérios, em especial, os chamados minerais críticos, considerados essenciais para desenvolver novas tecnologias e atender a esta finalidade.

Para isso, segundo ele, é necessário estimular a pesquisa geológica. “Pouco se conhece do solo e do subsolo brasileiro. Apenas cerca de 4% do nosso território é mapeado em uma escala adequada”, explicou.

Mancin reforçou que isso só será possível em grande escala se houver criação de mais linhas de financiamento específicas para o setor mineral. Ele exemplificou o modelo utilizado no Canadá, de forma que o investidor consegue abater aportes do imposto de renda.

Amig municipios nao aceitam mais atual modelo de mineracao do Brasil 2

Foto: Arquivo – Mineração precisa de acesso a novas linhas de créditos e investimentos, segundo Ibram

Ibram sugere investimentos de longo prazo

No debate, o diretor do Ibram ainda lembrou que a realidade da mineração é um pouco diferente de outras atividades industriais, pois necessita de investimentos de longo prazo. Ele destacou a importância do Projeto de Lei 5424/23 que trata do tema e que, se aprovado, irá situar o Brasil em uma posição importante diante do mundo.

“O tempo de maturação dos projetos minerais se situa na faixa de 10 anos, por isso, a criação de novas linhas de crédito são fundamentais para esse tipo de investimento, além de preservar a segurança jurídica”, afirmou.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios