O Cidades & Minerais inicia, nesta terça-feira (6), a publicação da série Eleições em Itabira. Nos próximos dias serão apresentados os quatro candidatos a prefeito da cidade minerada. A série começa com o perfil do atual prefeito, o itabirano Marco Antônio Lage.
Figura conhecida no meio empresarial, o itabirano Marco Antônio Lage começou em 2021 sua trajetória como prefeito de Itabira. Eleito com 33.141 dos votos (50,59% válidos) em 2020, ele já era reconhecido como executivo de Comunicação Corporativa, Marketing e Sustentabilidade, premiado nacionalmente por diversas vezes. Além de Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, foi vice-presidente Executivo do Cruzeiro Esporte Clube e executivo de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Na vida pública, Marco Antônio ainda acumulou nos últimos anos experiências como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e como diretor de Meio Ambiente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).
Candidatura à reeleição em Itabira
Prefeito de “primeira viagem”, sua candidatura à reeleição pelo PSB foi oficializada em convenção realizada no último dia 20 de julho, no ginásio poliesportivo da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide). Em apoio à chapa, o atual prefeito reúne a coligação PSB, PRD, PDT, Solidariedade e Federação Rede/PSOL.
Marco Antônio Lage tem como companheiro de chapa o atual vice-prefeito, o médico sergipano Marco Antônio Gomes (PRD). Formado pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Gomes fez residência em Clínicas Médicas no Hospital Belo Horizonte e depois em Nefrologia no Hospital Vera Cruz. É especializado em Terapia Intensiva, com longa trajetória no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira.
Desde o início do mandato, Marco Antônio Lage vem destacando como meta de governo a realização de ações que possibilitem a diversificação econômica da cidade, o que culminou na criação do programa “Itabira Sustentável”. A iniciativa estruturante é baseada em 61 eixos temáticos em 15 áreas, desenvolvida em parceria com a Vale com o objetivo de fazer com que o município encontre alternativas para quando o ciclo de exploração mineral na cidade se encerrar, o que deve ocorrer a partir de 2041, segundo previsões feitas pela mineradora ao mercado.
Durante sua gestão, dinheiro não foi problema. Somente no último ano, R$ 1,2 bilhão foram arrecadados, obviamente com a maior contribuição advinda da mineração. E é justamente a possibilidade real de faltar essa arrecadação no futuro que está no foco do desenvolvimento do Itabira Sustentável.
“É um conjunto de programas que perpassa por diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, transporte público, cultura e outras. Essa plataforma é construída com apoio de uma consultoria internacional financiada pela Vale e hoje já são mais de 60 projetos que visam dotar Itabira de uma nova infraestrutura capaz de atrair a diversificação. Esses projetos estão sendo discutidos em grupos temáticos, com a participação de entidades da sociedade civil organizada e estarão resumidos em um portal na internet, com toda transparência”, destaca o prefeito.
A candidatura deve ser registrada na Justiça Eleitoral até o próximo dia 15 de agosto, prazo estabelecido para essa finalidade. Para conhecer mais sobre Marco Antônio Lage, clique aqui.