A série Eleições em Itabira traz o perfil dos candidatos à Prefeitura da cidade minerada: oposição ativa ao atual governo na Câmara, a chapa formada pela dupla de vereadores Neidson Freitas (MDB) e Rosilene Felix (PSD) foi oficializada em 5 de agosto, último dia de prazo dado pela Justiça Eleitoral para a realização da convenção. Antes, no dia 28 de julho, o PSD já havia oficializado a chapa com os dois pré-candidatos, em convenção realizada na sede do partido, no bairro Vila Santa Izabel.
Neidson recebeu o apoio do ex-prefeito Ronaldo Magalhães (União Brasil), que desistiu da disputa semanas antes, e também do Republicanos, Podemos, Progressistas e da Federação PSDB e Cidadania. Com toda a vida pública ligada ao Legislativo, ele espera manter diálogo e trabalhar junto com a Câmara para buscar as soluções que a cidade precisa. A chapa estima reunir apoio de mais de 70 candidatos a vereadores.
“A gente precisa discutir Itabira junto com os itabiranos. Precisamos de uma Câmara forte, nós precisamos de vereadores que estejam dispostos a trabalhar por nossa cidade. Essa federação, hoje, apresenta uma chapa completa com pessoas que estão aqui de vários setores da sociedade. Com envolvimento comunitário, o MDB vai dar total apoio à federação de vocês”, disse Neidson, durante a convenção.
Trajetória de Neidson e Rose
Aos 39 Anos, Neidson está em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Itabira. Formado em direito, ele ingressou na vida pública em 1999, com apenas 18 anos, filiando-se ao PMN para se candidatar a vereador. Ele alcançou a cadeira no Legislativo na eleição seguinte, em 2004, obtendo 1.021 votos.
Em seu primeiro mandato fez parte da Mesa Diretora da Câmara, como 2º Secretário em seus dois primeiros anos no Legislativo, participando de todas as comissões temáticas da Casa, num total de 10 naquela época. Foi presidente, até 2008, da Comissão de Assistência Social e Direitos Humanos. Também foi Vogal da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.
Em 2008 foi reeleito para o cargo, pelo PP, recebendo 1.525 votos. Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Itabira para o biênio 2009-2010 e, posteriormente, voltou à presidência da Casa Legislativa entre 2017 a 2018. Na última eleição foi o candidato a vereador mais votado na cidade, sendo eleito com 2.133 votos.
Já a candidata a vice-prefeita na chapa, a vereadora Rosilene Félix Guimarães, é vereadora de primeiro mandato, eleita com 1.318 votos em 2020. Rose, como é conhecida popularmente, é a única mulher no Legislativo de Itabira. Advogada especializada em Direito Trabalhista, é também professora universitária, empreendedora no ramo da moda feminina e coach, formada em Comunicação e Liderança Política. Ela foi conselheira da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itabira e do programa Acita Mulher, além de diretora-secretária do Instituto Acolher.
A candidatura da chapa deve ser registrada na Justiça Eleitoral até o próximo dia 15 de agosto, prazo estabelecido para essa finalidade. Para conhecer mais sobre Neidson de Freitas, clique aqui.