ANM nomeará 27 especialistas aprovados em concurso público

Publicado em

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão regulador da atividade no país, foi autorizada nesta quinta-feira (21) a nomear 27 especialistas em recursos naturais, aprovados em recente concurso público. A medida está publicada no Diário Oficial da União.

Os profissionais foram aprovados no cadastro reserva do processo seletivo realizado em 2022 para o cargo de nível superior. O certame foi voltado a pessoas com formação em geologia e engenharia, conforme previsto no edital do concurso.

Os servidores desempenham, entre outras funções, a de fiscalização e concessão de autorizações relativas à exploração de recursos minerais, como a autorização de barragens, por exemplo.

Sucaetamento da ANM

A ANM, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), é responsável por regular a pesquisa e extração de recursos minerais, materiais para construção civil, fósseis e água mineral. A entidade vive uma grave crise, com a paralisação de servidores desde maio. Eles entraram em greve reivindicando a estruturação do órgão, criado em 2017. Saiba mais.

Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, operada pela Vale, uma ação civil movida pelo Ministério Público, em 2019, motivou a elaboração de um plano de reestruturação da atividade de fiscalização de barragens.

Sem Titulo 16 3
Servidores do órgão estão em greve desde maio exigindo a estruturação da agência

Foi somente em fevereiro de 2023 que o atual governo iniciou a restruturação do quadro com a nomeação de 40 especialistas em recursos naturais, dos quais 17 foram para Minas Gerais, onde estão concentradas mais barragens. De acordo com o órgão, os atuais 27 novos servidores também atuarão na fiscalização de barragens. As informações são da Agência Brasil

Fórum permanente

Nesta semana, entre os dias 19 e 20 de setembro, a Associação Mineira de Municípios de Minas Gerais e do Brasil (Amig) promoveu, em Belo Horizonte, o V Encontro Nacional de Municípios Mineradores. Realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o evento reuniu representantes de entidades, políticos, profissionais e stakeholders da mineração para debater os rumos da atividade no país.

Por meio do evento, a Amig deliberou, junto com municípios filiados à entidade, a criação do Fórum Municipal pelo Desenvolvimento Mineral. O fórum tem o objetivo de propor medidas para a gestão da mineração do país. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...