Garimpo ilegal é desarticulado no Pará em operação com 70 agentes da PF e ICMBio

Publicado em

 

Uma grande operação contra o garimpo ilegal resultou na prisão de sete pessoas acusadas de crimes ambientais no Pará. Mais de 70 agentes da Polícia Federal e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participaram da ação, deflagrada nessa quarta-feira (17).

O trabalho também contou com o apoio da Polícia Militar do estado e do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Os alvos da operação funcionavam ilegalmente em Parauapebas e Curionópolis, no sudeste do estado.

Conforme divulgado pela PF, foram apreendidos diversos equipamentos e máquinas foram destruídas, por não ter como ser removidas dos locais, considerados de difícil acesso.

Ainda de acordo com a PF, no local haviam duas pá carregadeira; 16 motores hidráulicos; uma draga e 3 mil litros de óleo diesel. O prejuízo estimado aos financiadores dos garimpos ilegais atingiu a cerca de R$ 1,5 milhão.

A extração ilegal de minérios é recorrente na área, segundo os policiais, e já havia sido alvo de outras operações. “Conforme atestado por órgãos ambientais, a bacia hidrográfica local já apresenta alto grau de contaminação por conta do uso irregular de mercúrio”, informou a PF.

Garimpo ilegal colocou em risco operação de Belo Monte

Os responsáveis pela operação ainda informaram que a atividade ilegal dos garimpeiros no local colocava em risco as linhas de transmissão de energia elétrica da Usina de Belo Monte, podendo causar danos que resultariam em desabastecimento de energia no país. A usina integra o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Embora tenho sido realizada para proteger o meio ambiente, a operação ratificou a existência de um problema social de grande amplitude: o garimpo ilegal é a fonte de renda de moradores da região. Mesmo com todo o aparato, os policiais foram atacados por pessoas que vivem em uma vila próxima aos locais alvos da operação. Elas bloquearam uma via de acesso a Parauapebas, usando pedras e pneus para fechar a passagem. Também foram lançados rojões e pedras contra os agentes públicos.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios