A Vale SA emitiu um comunicado após a notícia de que a Samarco Mineração e seus acionistas haviam protocolado pedido de indenização no valor de R$ 100 bilhões. A mineradora informou que ainda não foi notificada do pedido.
“A companhia irá apresentar seu posicionamento e defesa no processo judicial relativo ao pleito em momento oportuno”, afirmou.
Segundo informações divulgadas, o Ministério Público do Espírito Santo apresentou petição a outros órgãos judiciais do Espírito Santo e de Minas Gerais, solicitando que Vale, BHP Billiton e empresas mineiras fossem multadas em R$ 100 bilhões por causarem danos mentais coletivos junto a Samarco.
A Vale destacou que, como acionista da Samarco, reforçou seu compromisso com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, em Mariana, Minas Gerais.
“Os programas de reparação e compensação continuam sendo conduzidos pela Fundação Renova, nos termos do TTAC e TAC Governança, acordos celebrados com as autoridades públicas e instituições de justiça, os quais seguem em execução”, reforçou.
O TTAC é o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta, assinado em março de 2016. O TAC Governança ou Termo de Ajuste de Conduta Governança foi assinado em junho de 2018.