Samarco comemora reconhecimento em prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar

Publicado em

 

A mineradora Samarco foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo no prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar. A premiação é promovida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo portal UOL. A empresa foi a 1ª colocada como a “Mais Incrível em Liderança” e também ocupou a 1ª posição como a “Mais Incrível no Setor Mineração, Metalurgia e Siderurgia”.

O Prêmio FIA reconhece as empresas com melhores práticas de gestão de pessoas do país e é realizado com base em uma metodologia exclusiva para avaliar o ambiente de trabalho e a satisfação de trabalhadores. Com o resultado, divulgado na sexta-feira (6), no ranking geral, a Samarco subiu de 15º para 10º lugar e no ranking das empresas de grande porte, subiu de 4º para 3º lugar.

“Estamos em uma jornada de transformações. Além do reconhecimento, esse resultado mostra que estamos no caminho certo com as práticas que propomos. Garantir um ambiente saudável para os empregados e empregadas faz parte de uma mineração diferente, que buscamos diariamente. Nesse sentido, também mantemos o propósito de compartilhar valor e promover o desenvolvimento dos territórios onde a empresa atua”, destacou o presidente Rodrigo Vilela.

Ao retomar as atividades em dezembro de 2020, a empresa reforçou princípios como respeito às pessoas e ao meio ambiente e revisou a cultura organizacional. Com o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, por exemplo, vem desenvolvendo projetos para atração e promoção de profissionais de grupos minorizados como mulheres, negros (as), pessoas com deficiência e LGBTI+. Também lançou, neste ano, a Política de Direitos Humanos, que prevê campanhas como o enfrentamento ao assédio moral e sexual.

“É uma satisfação ver nossos resultados em crescente evolução, especialmente porque vivemos o desafio da retomada do nosso crescimento de maneira sustentável, com novas estratégias para gestão de pessoas, como diversidade, equidade e inclusão; saúde mental, direitos humanos e outras correlacionadas. A premiação, sem dúvida, reflete os esforços conjuntos da liderança e dos empregados e empregadas, que compartilham dos mesmos valores e atuam para manutenção da qualidade do nosso ambiente de trabalho”, ressaltou a gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco, Vera Lucia. As informações são do Ibram.

Recuperação da Samarco

A mineradora Samarco, administrada por Vale e BHP, ficou marcada por protagonizar o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. A tragédia matou 19 moradores do distrito de Bento Rodrigues e contaminou a bacia do Rio Doce com rejeito de mineração.

Sem Titulo 31
Foto: Antônio Cruz/ Agências Brasil – Empresa teve imagem abalada por tragédia que vitimou 19 pessoas e contaminou Rio Doce com rejeitos de mineração

Depois de anos com atividades paralisadas e enfrentando inúmeras batalhas judiciais, a empresa retomou a operação e já apresentou à Justiça um plano de recuperação judicial. A mineradora teve a gestão de rejeitos auditada no último mês de julho. Saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...