Samarco implanta uso de crachá inteligente em Mariana e deve expandir tecnologia em 2024

Publicado em

 

A mineradora Samarco, subsidiária da Vale marcada pela tragédia de Mariana, implantou na mina Germano, na cidade, um sistema para aumentar a segurança dos colaboradores que trabalham na área. Desde o final do ano passado a empresa utiliza um crachá inteligente de identificação, georreferenciado, e deverá expandir a tecnolongia para outros complexos ainda em 2024.

De acordo com a mineradora, a tecnologia permite aos empregados que atuam na operação da mina no Complexo de Germano terem a localização monitorada diariamente. O monitoramento em tempo real da geolocalização dos profissionais garante mais agilidade na assistência aos empregados em caso de situação de emergência.

Conforme divulgado, os crachás são integrados à plataforma de rádio digital da empresa, com o rastreamento funcionando somente na área da Samarco. O crachá conta ainda com um botão que pode ser acionado indicando uma situação de pânico ou risco eminente. O alerta é imediatamente enviado para o Centro de Comunicação de Emergências da Samarco.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, João Bernardes, explica: “Muito mais que um crachá, é a tecnologia a serviço da vida. É como se estivéssemos cuidando das pessoas de longe. Com o sistema, temos, por exemplo, alertas de entrada e saída nas áreas e podemos enviar avisos sonoros para evacuação, se necessário. Ele permite que tenhamos um plano de atendimento a emergências muito mais eficaz. É o nosso compromisso com a segurança na prática”.

Efetivo da Samarco no complexo de Germano

Ainda de acordo com a empresa, atualmente estão ativos cerca de 450 crachás no Complexo de Germano. Entre os principais benefícios, estão “a ampliação da capacidade de resposta a emergências, o controle de acesso e permanência em áreas de risco, a melhoria da eficiência operacional e o gerenciamento de equipes em campo”.

Sobre a expansão do uso da tecnologia ainda neste ano, a Samarco informou que a iniciativa será incorporada em outras áreas dos complexos de Germano e de Ubu, em Anchieta (ES).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios