Prefeito de Anchieta destaca impacto da Samarco no município: empresa gera 5,5% do PIB do ES

Publicado em

 

Localizada no litoral do Espirito Santo, a cidade de Anchieta tem praias paradisíacas e clima agradável. Mas o município é conhecido, principalmente, por abrigar um complexo minerário da Samarco, empresa subisidária da Vale e BHP marcada pela tragédia da Barragem do Fundão, em Mariana, no ano de 2015.

Em Anchieta a empresa opera – além de um de seus minerodutos, considerado por décadas o maior do Brasil, com 400 km de extrensão entre Mariana e o porto de Ubu – quatro usinas de pelotização. A empresa ainda retoma gradativamente suas atividades, depois de iniciadas as medidas de reparação pela tragédia.

Atualmente, a Samarco processa cerca de 8 milhões de toneladas (Mt) de pelotas e minério de ferro por ano. Em cinco anos, a empresa espera chegar a 17 Mt, quando mais uma usina será religada e outro mineroduto voltará a operar.

O CidadesMineradoras.com.br esteve na cidade e conversou com o prefeito Fabricio Petri (PSB) sobre a importância da Samarco para o município. Ele descreve como Anchieta precisou se reinventar após a tragédia protagonizada pela mineradora.

De acordo com o prefeito, o faturamento gerado pela Samarco representa 5,5% do PIB do Espirito Santo, conferindo à sede de Anchieta importância enorme ao município, pelo contexto social e econômico e pela vultosa arrecadação de tributos.

Prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, conversou com o Cidades & Mineradoras e falou sobre a importância da Samarco na cidade
Imagem: Redes Sociais – Prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, conversou com o Cidades & Mineradoras e falou sobre a importância da Samarco na cidade

Petri explica que quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em 2015, mesmo estando longe do fato, Anchieta deixou de arrecadar R$ 100 milhões por ano, número que representa quase a metade do orçamento do município.

“Anchieta não sofreu o impacto ambiental, mas sim problemas econômicos”, resume o prefeito Fabricio Petri.

Diante do cenário, a gestão à época precisou tomar medidas consideradas “duras’, como fechar unidades de saúde e escolas, retirar o Vale Alimentação dos funcionários públicos, entre outras ações de contenção de despesas.

Anchieta se reinventa sem a Samarco

Cidade de Anchieta, no Espirito Santo, que abriga um mineroduto da Samarco
Imagem: Gilvan Barreto/ Viagem e Turismo- Cidade de Anchieta, no Espirito Santo, que abriga um mineroduto da Samarco

No meio empresarial é comum afirmar que “na hora da adversidade surgem também oportunidades”. E foi isso que aconteceu em Anchieta. A prefeitura, percebendo a necessidade de olhar para outros setores da cidade, começou a investir em ações voltadas ao empreendedorismo, criando planos de incentivo ao pequeno empresário. Uma delas foi a possibilidade de abertura de empresa em 15 minutos, o que ajudou a impulsionar a economia local.

A inciativa resultou na conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor por Anchieta, concedido nacionalmente pelo Sebrae em 2019 e 2021. As ações de empreendedorismo foram focadas na área do turismo, valorizando as praias locais, o comércio e estrutura para a receber turistas, principalmente àqueles vindo de Minas Gerais, que tradiconalmente procuram o estado como destino.

Atualmente o município tem uma taxa de desemprego menor que 10%, ótima qualidade de vida. Um fato que comprova a afirmação é que, durante todo o ano de 2023, não foi registrado um homicídio sequer em Anchieta. Entretanto, a viabilidade econômica da cidade ainda é dependende em grande parte  da Samarco, que gera até 2 mil empregos formais e informais.

O prefeito Fabricio Petri alerta que o poder público e a população precisam continuar buscando maneiras de elimiar essa dependência: “É necessário reinventar o município e isso pode ser feito com o incentivo ao empreendedorismo. A Samarco retomará até 2028 a sua capacidade de 100%. Mas até lá, Anchieta pode ir aproveitando suas 23 praias e toda a estrutura que criamos para crescer ainda mais, evoluindo outro setor econômico da região” disse ele.

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios