Equipado com uma bateria de íons de Lítio com Nióbio, foi apresentado em Araxá, cidade minerada do Alto Paranaíba, um ônibus elétrico que pode ser recarregado em 10 minutos. A inovação que promete revolucionar a indústria automotiva mundial é resultado de uma colaboração entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. O evento de apresentação, realizado nesta quarta-feira (19), contou com a participação de membros das companhias envolvidas e representantes de entidades do setor.
A solenidade marcou o início das operações reais da CBMM com o ônibus operando diariamente em uma rota fixa, com recarga no início ou fim do trajeto. “Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica o CEO da CBMM, Ricardo Lima.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, também compareceu à solenidade. Ele destacou que a inovação apresentada pela companhia evidencia a importância da mineração para a descarbonização dos transportes via a eletrificação e parabenizou a CBMM pela inciativa: “É uma revolução que traz para o Brasil uma vantagem extraordinária de uma tecnologia desenvolvida aqui. Fica absolutamente claro e demonstrado que temos muito potencial, não apenas em termos minerais, mas também em termos de tecnologia e de investimento em recursos tecnológicos e humanos (…) vai virar de ponta cabeça o mercado dos ônibus e dos caminhões elétricos do mundo”.
Lançamento do ônibus movido a Nióbio
Raul Jungmann foi ao evento acompanhado pelo vice-presidente do Ibram, Fernando Azevedo e Silva, e pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares. Também participaram da cerimônia o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais na Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, entre outras personalidades.