Nióbio: empresas apresentam ônibus elétrico com bateria que pode ser recarregada em 10 minutos

Publicado em

 

Equipado com uma bateria de íons de Lítio com Nióbio, foi apresentado em Araxá, cidade minerada do Alto Paranaíba, um ônibus elétrico que pode ser recarregado em 10 minutos. A inovação que promete revolucionar a indústria automotiva mundial é resultado de uma colaboração entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. O evento de apresentação, realizado nesta quarta-feira (19), contou com a participação de membros das companhias envolvidas e representantes de entidades do setor.

A solenidade marcou o início das operações reais da CBMM com o ônibus operando diariamente em uma rota fixa, com recarga no início ou fim do trajeto. “Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica o CEO da CBMM, Ricardo Lima.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, também compareceu à solenidade. Ele destacou que a inovação apresentada pela companhia evidencia a importância da mineração para a descarbonização dos transportes via a eletrificação e parabenizou a CBMM pela inciativa: “É uma revolução que traz para o Brasil uma vantagem extraordinária de uma tecnologia desenvolvida aqui. Fica absolutamente claro e demonstrado que temos muito potencial, não apenas em termos minerais, mas também em termos de tecnologia e de investimento em recursos tecnológicos e humanos (…) vai virar de ponta cabeça o mercado dos ônibus e dos caminhões elétricos do mundo”.

Lançamento do ônibus movido a Nióbio

Raul Jungmann foi ao evento acompanhado pelo vice-presidente do Ibram, Fernando Azevedo e Silva, e pelo diretor de Comunicação, Paulo Henrique Soares. Também participaram da cerimônia o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais na Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, entre outras personalidades.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios