Início Cidades & Mineradoras Municípios afetados pelo Minas-Rio recebem capacitação para fortalecer serviços públicos

Municípios afetados pelo Minas-Rio recebem capacitação para fortalecer serviços públicos

Foto: Divulgação - Inciativa da Anglo American já treinou mais de 370 profissionais na saúde, educação e Assistência Social; Programa contempla Conceição do Mato Dentro e municípios vizinhos

 

A mineradora Anglo American está promovendo um programa de saúde voltado para municípios sede do empreendimento Minas-Rio, o qual coordena na região de Conceição do Mato Dentro. A companhia afirma já ter capacitado mais de 370 profissionais das secretarias de saúde, educação e assistência social em Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.

De acordo com a Anglo American, a inciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os treinamentos têm como objetivo fortalecer políticas e serviços públicos de saúde da região, priorizando as metas do ODS 3, referente à saúde e bem-estar. O foco está no controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e de colo de útero; na prevenção do abuso de álcool, tabaco e outras drogas ; e na promoção da saúde sexual e reprodutiva da população.

“Baseados em estudos técnicos, análises de dados e consultas junto ao poder público e às comunidades, iniciamos o trabalho focados nestas três temáticas do ODS 3 da ONU, visando assegurar condições para proporcionar uma vida saudável para a população em todas as idades. Este programa vai ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e dos objetivos traçados em nosso Plano de Mineração Sustentável”, diz o gerente de Sustentabilidade e Integração da mineradora, Daniel Tito Guimarães.

As capacitações foram iniciadas em junho do ano passado e são realizadas em parceria com ONGs e empresas especializadas. Participam dos trabalhos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, odontólogos, recepcionistas e fisioterapeutas locais.

Ainda segundo a mineradora, ao todo, foram destinadas, até esta semana, quase 240 horas de treinamentos. “O programa também inclui o aprimoramento de ferramentas de gestão em saúde para as secretarias municipais, visando mais qualificação para a gestão da informação. Além disso, escolas públicas participam de ações educativas em saúde”, explica o gerente.

Em Conceição do Mato Dentro, o trabalho é realizado com apoio de profissionais como Suely Aparecida de Oliveira, nutricionista. “Sou grata pela oportunidade de participar da capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva. Por meio dela, conquistei uma nova visão da maneira de atuar junto às equipes e à comunidade”, revela.

A mineradora lembra que, desde 2019, foi implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o programa Previne Brasil, um novo modelo para financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O programa leva em consideração três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, em especial as que participam de programas sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como o Conecte SUS (informatização).

“Com a alteração da forma de distribuição de recursos federais, o acompanhamento contínuo dos indicadores de saúde é determinante para a obtenção de resultados positivos. Portanto, quando promovemos capacitações em saúde, estamos contribuindo para que os municípios recebam mais recursos do SUS”, explica Tito.

Municípios passaram por capacitações multidisciplinares

Conforme divulgado pela mineradora, entre novembro e dezembro, os profissionais envolvidos no trabalho promoveram quatro diferentes capacitações voltadas para os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro. Foram realizados treinamentos de primeiros socorros com certificações internacionais; projeto de fortalecimento das políticas públicas no enfrentamento à violência contra mulheres; e projeto para aprimorar ações da rede de profissionais que atuam na garantia de direitos das crianças na região.

Sair da versão mobile