Cidade polo do Vale do Aço, Ipatinga vive tensão com disparada de suspeitas de dengue e chikungunya em 2024

Publicado em

 

A população de Ipatinga, cidade polo econômico e industrial do Vale do Aço, está apreensiva quanto ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. No último dia 5 de janeiro, a Prefeitura decretou Situação de Emergência e anunciou uma série de providências para conter o avanço das doenças. O decreto N.º 10.918, de 5 de janeiro de 2024, com validade de 90 dias, pode ser prorrogado por igual período.

A situação gera mais tensão aos moradores pelo fato de no ano passado terem sido registrados 11.408 casos e uma morte por dengue. Já com relação à chikungunya, foram 8.156 pessoas doentes, sendo que três perderam a vida. Não houve, no entanto, registros de zika vírus.

O decreto, que está em vigor desde a data de publicação, foi justificado pela preocupação por conta do atual cenário da saúde pública. A prefeitura está intensificando ações e medidas de prevenção para reduzir os índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto também determina contratações para reforçar as equipes de combate ao surto. Porém, a quantidade de vagas e os cargos não foram detalhados.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (8) o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, de 2024. A previsão é que mais de 4 mil imóveis na cidade sejam visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos.

Morte em investigação no Vale do Aço

Embora ainda não haja registro no último Boletim Epidemiológico Divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Timóteo, também no Vale do Aço, um caso suspeito de morte por dengue hemorrágica está em investigação. Trata-se de uma adolescente de 17 anos, cujo óbito foi registrado na última terça-feira (9).

De acordo com a SES-MG, até a data da publicação do último boletim (08/01), o estado já acumula quase 1500 casos prováveis de dengue em 2024. Saiba mais.

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...