Ibram e Ministério do Trabalho debatem ajustes da NR-22 para o setor mineral

Publicado em

 

O  Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu, na última semana, em Brasília, uma reunião entre o presidente do órgão, Raul Jungmann, e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para debater a Norma Regulamentadora nº 22 (NR-22). A norma estabelece parâmetros para saúde e segurança ocupacional na mineração.

Conforme divulgado pelo Ibram, a reunião contou com a participação do diretor de Relações Institucionais do instituto, Rinaldo Mancin, do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, da ex-senadora e ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Rogério Silva Araújo, e do secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério, Luiz Felipe Brandão de Mello.

A NR-22 define diretrizes para aprimorar as condições de trabalho e reduzir incidentes no setor mineral. Durante a reunião, o Ibram e a ANM expressaram ao Ministro Luiz Marinho suas preocupações com as mudanças introduzidas pela Portaria MTE nº 836, especialmente quanto à presença de instalações e pessoal em áreas próximas a barragens.

Sem Titulo 6 2
Foto: Divuilgação – Reunião em Brasília deliberou sobe efeitos da NR-22 na mineração

Ibram tem resposta positiva

De acordo com o Ibram, Luiz Marinho reiterou o compromisso do Ministério em ajustar o texto da NR-22 de acordo com a Lei n.º 14.066/2020, focando especificamente nas barragens de mineração, para não prejudicar as atividades do setor mineral nem a economia nacional.

“Essa postura do Ministério representa um avanço significativo para a segurança das barragens e para o desenvolvimento da mineração. Por isso, os representantes do setor mineral e as autoridades presentes à reunião demonstraram otimismo e satisfação com os progressos alcançados e com o compromisso assumido pelo ministro Luiz Marinho”, diz o Ibram.

A NR-22 define diretrizes para garantir segurança e saúde ocupacional para profissionais em atividade de mineração. Ela tem por objetivo “disciplinar os preceitos a serem observados nas organizações de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade minerária com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores”, esclarece o instituto.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios