O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), vai apresentar como a mineração está presente, na prática, no dia a dia de todas as pessoas durante a Feira da Indústria do Pará FIPA 2024. No evento, promovido entre os dias 22 e 25 de maio, em Belém-PA, os visitantes terão a oportunidade de visitar a Casa da Mineração.
De acordo com o Ibram, a proposta do espaço é mostrar como mineração é primordial para a construção das casas. “Na fabricação de materiais, como tijolo, são empregados bens minerais. Exemplos são areia, calcário (cimento) e argila. Os minerais também desempenham um papel fundamental em equipamentos utilizados para a construção e no desenvolvimento de novas tecnologias, assim como são primordiais em itens como móveis e eletrodomésticos”, resume o instituto.
O espaço também vai mostrar como os minerais estão presentes em uma casa, sendo possível identificar, por exemplo, quais deles são utilizados na fabricação de eletrodomésticos, como geladeira, fogão, televisão, entre outros. Os eletrodomésticos e móveis utilizados na Casa da Mineração serão doados para instituições beneficentes da cidade, segundo o Ibram.
O diretor-presidente da instituição, Raul Jungmann, lembra que o Pará é muito importante para o desenvolvimento da indústria da mineração e que a proposta do projeto, inédito no estado, é mostrar aos paraenses como os minérios contribuem para a qualidade de vida. “Os visitantes irão se surpreender ao constatar que tanto na construção de edifícios e casas quanto nos equipamentos, que todos utilizam em suas residências, há a forte presença de diversos minérios, como bauxita (alumínio), fosfato, ferro, cobre e caulim (…) Este é um fato que nem todos percebem e a Casa da Mineração reforça junto ao público o quanto os minérios são essenciais para o nosso dia a dia, em quase tudo o que fazemos”, afirma.
A mineração na economia do Pará
O presidente do Simineral e CEO da Hydro, Anderson Baranov, reforça a ideia de transmitir aos visitantes da feira toda a importância e atuação do setor mineral no Pará. “Acho que essa parceria está sendo realizada em uma hora muito interessante, onde está se discutindo novas políticas e medidas evolutivas para o setor mineral, principalmente aqui no Pará, pelo potencial do estado em termos de mineração”, destacou o gestor, que estará presente no primeiro dia da FIPA, 22 de maio.
Baranov ressaltou, ainda, o objetivo de receber os visitantes no estande para mostrar a importância da atividade para a economia do Pará e o peso dela para a geração de empresa e renda no estado. Os visitantes que se cadastrarem poderão concorrer ao sorteio de uma televisão de 50 polegadas.
Além disso, no estande, também poderão participar de uma enquete para escolher uma, entre três instituições beneficentes de Belém, para receber a doação de todos os móveis e eletrodomésticos utilizados na Casa da Mineração. A enquete será divulgada nos canais das redes sociais das duas entidades organizações.
SERVIÇO
FIPA 2024 – Feira da Indústria do Pará
Casa da Mineração – Uma parceria entre o IBRAM e Simineral
Data: 22 a 25 de maio de 2024
Horário: 17h às 22h
Local: Hangar Centro de Convenções e Feira da Amazônia – Belém