Justiça pode reabrir processo contra ex-presidente da Vale por tragédia que deixou 272 mortos em Brumadinho

Publicado em

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) acolheu um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) que pode reativar o processo criminal contra o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, investigado por sua possível responsabilidade no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. A tragédia deixou 272 mortos, incluindo duas gestantes, e é considerada um dos maiores desastres ambientais e humanos do país.

O julgamento estava paralisado desde novembro de 2023, após a defesa do ex-presidente da Vale ingressar com um habeas corpus, que levou à suspensão do caso. Na ocasião, o TRF-6 entendeu que não havia provas suficientes para atribuir ao ex-presidente da Vale responsabilidade direta pelos crimes, o que motivou o trancamento temporário da ação penal.

MPF quer levar o caso do ex-presidente da Vale ao Júri Popular

Para o Ministério Público Federal, a decisão do TRF-6 foi precipitada e inadequada, uma vez que, segundo o órgão, a análise do mérito das provas não deveria ocorrer dentro de um pedido de habeas corpus. O MPF reforça que crimes contra a vida devem ser julgados pelo Tribunal do Júri, considerado o juízo natural em casos como o de homicídio qualificado — crime pelo qual o ex-executivo está sendo acusado.

O recurso aceito pelo TRF-6 deverá agora ser avaliado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que irá decidir se a ação penal deve ou não seguir para julgamento. O MPF alega ainda que a interrupção só poderia acontecer se houvesse evidências claras de que a conduta era atípica, se a pena estivesse prescrita ou se não existisse justa causa — o que, segundo o órgão, não foi demonstrado.

Desde 2022, após o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidar a tramitação da ação na Justiça estadual, os denunciados passaram a responder na esfera federal por múltiplos crimes, entre eles homicídio qualificado, crimes ambientais e poluição. Das 272 vítimas fatais da tragédia, 267 foram oficialmente identificadas até o momento. Outras três continuam desaparecidas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios