Barragem da Vale inativa desde 1986 em Nova Lima passa a ser classificada como estável

Publicado em

 

 A mineradora Vale anunciou nesta quinta-feira (28) que mais uma de suas barragens teve o nível de emergência retirado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Trata-se da barragem de Peneirinha, localizada na mina Horizontes, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG).

Conforme divulgado pela mineradora, a estrutura obteve a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) atestando a sua segurança no último dia 21 de março. Peneirinha foi a 12ª barragem da empresa a deixar o nível de emergência nos últimos dois anos.

Ainda segundo a Vale, das 19 que ainda mantêm algum nível de emergência, todas as que recebiam rejeitos estão inativas. Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. A mineradora diz, ainda, monitorar permanentemente as barragens, desenvolvendo ações contínuas para aprimorar a segurança nos locais.

A barragem de Peneirinha

A barragem Peneirinha contém em torno de 1 milhão m³ de rejeitos e foi construída pelo método de alteamento por linha de centro, de acordo com a empresa. A Vale informou que a estrutura está inativa desde 1986 e que não recebe mais rejeitos.

A mineradora ainda esclareceu que a barragem passou por investigações geotécnicas e ensaios de laboratório que confirmaram as condições de segurança e estabilidade, viabilizando a retirada de nível de emergência e a obtenção da DCE.

Ainda conforme divulgado pela Vale, as ações foram devidamente comunicadas aos órgãos competentes, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas e nas legislações vigentes.

“A melhora nas condições de segurança das estruturas da Vale reflete esse esforço e a implementação das melhores práticas de gestão de estruturas geotécnicas, incluindo as previstas no Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês)”, explica o Diretor Global de Geotecnia da Vale, Geraldo Paes.

Simulado de emergência

Na tarde dessa quarta-feira (27), a mineradora realizou, junto com as Defesas Civis Municipais de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, um simulado prático de emergência com a população que mora ou transita nas proximidades da barragem de Peneirinha e de várias outras estruturas da região.

A atividade preventiva atendeu a requisitos legais, como o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que residem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa, sobre como agir em uma suposta situação real de emergência. A participação nos simulados é facultativa e um direito da população previsto em lei, inserido no PAEBM.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...