Segundo a Copasa, a Barragem de Juramento, principal fonte de água de Montes Claros (MG) está com apenas 44,79% da capacidade de armazenamento. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (18).
Devido à estiagem prolongada, a Prefeitura de Montes Claros declarou estado de emergência na sexta-feira (15). Para emitir o decreto, o município levou em consideração os seguintes pontos: o declínio da capacidade produtiva no meio rural e o relatório técnico sobre agroclima indicando que a seca prolongada leva a emergências.
Montes Claros recebeu 24,8 milímetros de chuva em dezembro, bem abaixo da média histórica de 222,5 milímetros, segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet).
Um levantamento divulgado pela Emater apontou que, de julho a dezembro, choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios distribuídos nas unidades regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e São Francisco.
O relatório mostrou também que houve perdas de 90% nas lavouras de feijão e milho e queda de 30% na produção leiteira no Norte de MG.