Na última quarta-feira (25), mais duas cidades de MG optaram pela suspensão das aulas em escolas municipais como ação preventiva contra a bactéria conhecida como Streptococcus pyogenes.
As cidades de Tiradentes e Santa Cruz de Minas estão atualmente sob investigação relativamente à possível morte de três crianças na cidade de São João Del-Rey. Suspeita-se que possam ter sido vítimas de um microrganismo.
Um menino de 9 anos está internado no Centro de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Santa Cruz de Minas. A equipe médica recomendou transferi-lo para Belo Horizonte para tratamento adicional. O menino foi submetido a testes para determinar se contraiu a bactéria Streptococcus pyogenes, mas os resultados desses testes não estão disponíveis no momento.
O prefeito Wagner Almeida (PL) informou que uma criança na cidade foi internada por contaminação e houve outra que também apresentou sintomas semelhantes, mas já recebeu alta.
A prefeitura decidiu suspender as aulas em um esforço para evitar a propagação do vírus. Esta decisão foi tomada pensando na segurança da comunidade e vigorará até a próxima sexta-feira, dia 27.
“Isso não é só para a faxina das escolas. É para aplicar um produto químico mais forte. Para isso, é necessário fazer o fechamento das escolas. Algumas famílias pediram a suspensão das aulas por tempo indeterminado, mas ainda não temos respaldo científico para isso nem autorização para sistema remoto de aulas”, declarou o secretário municipal de Educação, Valdo Rosa.
Saiba mais sobre a bactéria que vem atingindo escolas em cidades de MG
A bactéria estaria ligada à morte de três crianças em São João Del-Rey. A prefeitura enviou amostras de ambas as vítimas à Fundação Ezequiel Dias para testes, que revelariam se a infecção realmente causou a morte.
Os sinais de contaminação são dor de garganta e amidalite. A orientação é que, caso alguém apresente esses sintomas, deve buscar as unidades de saúde e evitar contato com outras pessoas.