Anglo American investe R$ 24,5 milhões no queijo minas artesanal

Publicado em

No Serro, município histórico de Minas Gerais, produzir queijo é mais que uma tradição: é um legado de resistência e conexão com a terra. Essa essência, presente em cada fatia do Queijo Minas Artesanal, vem ganhando ainda mais força por meio do Programa Crescer, desenvolvido pela Anglo American para fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua.

Desde o início do programa, em 2013, já foram investidos cerca de R$ 24,5 milhões em ações que incluem diagnóstico das cadeias produtivas, capacitações técnicas, apoio gerencial e orientação estratégica.

Até agora, mais de 2 mil pessoas foram impactadas pelas atividades do Crescer, incluindo 156 produtores de queijo, 17 apicultores, 40 horticultores, 166 profissionais do setor turístico, 264 agentes públicos e milhares de jovens da região.

Queijo premiado e vocações locais valorizadas

O ano de 2024 marcou uma conquista importante para a região do Serro: os produtores locais conquistaram seis medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil, reforçando a excelência e a relevância do Queijo Minas Artesanal no cenário nacional e internacional. Essa conquista é reflexo direto dos investimentos em qualificação, gestão e fortalecimento das vocações locais, pilares do Programa Crescer.

Além da cadeia do queijo, o programa atua com outras frentes produtivas, como a apicultura e a horticultura, promovendo formação continuada e estratégias personalizadas para potencializar negócios e ampliar o acesso ao mercado. A iniciativa é um dos destaques do sistema Minas-Rio da Anglo American, com foco na geração de emprego, renda e valorização cultural.

Ao combinar tradição, inovação e desenvolvimento sustentável, o Crescer transforma saberes antigos em oportunidades concretas de futuro, dando protagonismo às comunidades e fortalecendo a economia das cidades mineradoras de Minas Gerais.

Para saber mais, acesse Anglo American, Governo de Minas e municípios lançam projeto turístico para região da Serra do Espinhaço – Anglo American Brasil

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios