SGB realizará leilão de ativos do Projeto Ouro Natividade no próximo dia 27 de novembro

Publicado em

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) anunciou para o próximo dia 27 de novembro a realização do leilão do ativo mineral “Ouro de Natividade”, empreendimento localizado no Sul de Tocantins. Com estimativa de 725 mil toneladas de minério e teor médio de 1,02 g/t, o projeto poderá atrair grandes investimentos para o setor.

De acordo com o Governo Federal, Projeto Ouro de Natividade integra a carteira de ativos minerários pesquisados pelo SGB desde as décadas de 1970 e 1990. A lavra destaca-se pela versatilidade do ouro, amplamente usado em indústrias como as de componentes eletrônicos e joias.

Ainda segundo o SGB, a produção de ouro tem potencial para impulsionar a economia local com a geração de empregos e renda, além de promover o desenvolvimento e a infraestrutura regional. Poderão participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, isoladamente ou em consórcio.

De acordo com o regulamento, o certame será formalizado por meio de contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, a ser assinado após o leilão, pelos representantes da organização ou entidade vencedora.

O chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória, Ruben Sardou, esclarece que o vencedor do leilão deverá cumprir as normas ambientais e minerárias, obter as licenças nos órgãos ambientais competentes e, posteriormente, protocolar na Agência Nacional de Mineração (ANM) a documentação necessária para a eventual lavra, após a aprovação do relatório de pesquisa complementar. “As atividades de lavra deverão ser iniciadas em até dois anos após a formalização da transferência dos direitos minerários”, informa o gestor.

O leilão está marcado para aas começar às 9h, na sala Plenária da ANM, em Brasília. A inciativa conta com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. informações no link.

SGB promoveu leilão em junho

No último mês de junho ocorreu outro leilão de ativos minerários, para o projeto Agrominerais de Aveiro (gipsita e calcário). A empresa Gesso Integral Ltda arrematou o ativo, localizado no Pará. O calcário e a gipsita podem ser aplicados para a correção do solo, sendo importantes insumos para otimizar a produção agrícola

Conforme divulgado pelo SGB, o projeto corresponde a áreas com ocorrências de gipsita (no Rio Cupari) e calcário (em Aveiro). Os recursos totalizam cerca de 326 milhões de toneladas de gipsita e 588 milhões de toneladas de calcário. Os direitos minerários foram arrematados pela Gesso Integral Ltda.

Ainda conforme o SGB, também em junho foi arrematado o Projeto Fosfato de Miriri, localizado em Pernambuco e na Paraíba, pela empresa Elephant Mineração. O potencial para extração é de até 114 milhões de toneladas de minério fosfático e são previstos investimentos de cerca de R$ 2 milhões em pesquisas. O material também desempenha um papel fundamental para a segurança alimentar, por ser substância essencial na produção de fertilizantes que impulsionam a agricultura em nível global.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios