Mineração no Brasil pode emitir até 2,55 gigatoneladas de CO₂ e intensificar crise climática até 2030

Publicado em

Com foco em minerais estratégicos como lítio e cobre, a mineração brasileira avança rapidamente em estados como Pará, Bahia, Goiás e Minas Gerais. Essa corrida por recursos essenciais à transição energética global pode, no entanto, desencadear uma série de consequências socioambientais de longo alcance.

Crescimento acelerado e impactos preocupantes

A expansão das atividades mineradoras no país tem causado preocupações crescentes. Além de contribuir para o desmatamento e a degradação de ecossistemas, o setor é responsável por uma alta emissão de gases de efeito estufa — com estimativas que apontam para até 2,55 gigatoneladas de CO₂ equivalente.

Esses números colocam a mineração entre os fatores que podem agravar ainda mais os eventos climáticos extremos já sentidos em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

O uso intensivo de combustíveis fósseis em veículos e máquinas de mineração está entre as principais fontes dessas emissões. A ausência de práticas sustentáveis em muitos empreendimentos agrava ainda mais o cenário ambiental, colocando em risco o equilíbrio climático e ecológico.

Comunidades afetadas e o alerta para uma mineração sustentável

O avanço da mineração também traz impactos diretos para comunidades indígenas e tradicionais, frequentemente atingidas por desapropriações e degradação ambiental. Os desastres com barragens em Mariana e Brumadinho seguem como símbolos das consequências de uma exploração que negligencia os limites humanos e ambientais.

Apesar de o Brasil ocupar um papel estratégico na produção de minerais críticos para tecnologias limpas — como baterias de veículos elétricos —, especialistas alertam que é urgente alinhar a exploração ao desenvolvimento sustentável.

Ações como a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da governança ambiental são fundamentais para reduzir os danos e promover uma mineração que respeite tanto o planeta quanto as populações afetadas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios