A mineradora de lítio australiana Pilbara Minerals anunciou nesta quarta-feira (11), durante coletiva de imprensa na Exposibram 2024, a geração de 1 mil empregos durante a implantação do Projeto Salinas, localizado no município de mesmo nome, no Vale do Jequitinhonha.
Para colocar o projeto em prática, a Pilbara Minerals, reconhecida como a maior produtora independente de lítio de rocha dura do mundo, comprou 100% das ações da Latin Resources, sua concorrente também australiana, proprietária do Projeto “Lítio Salinas”. O valor da transação foi estipulado em cerca de R$ 2 bilhões (US$ 370 milhões).
Com essa aquisição, a Pilbara reforça sua presença no mercado global, expandindo sua atuação para além da Austrália, onde já possui operações consolidadas.
Lítio: impacto local e geração de empregos
O Projeto Salinas, que tem previsão de início de produção em 2026, traz expectativas promissoras para a economia local. Durante a fase de construção, estima-se a criação de aproximadamente mil empregos, com mais de 500 vagas a serem ocupadas na fase operacional.
Durante coletiva de imprensa, os executivos da Pilbara afirmaram o compromisso em priorizar a contratação de mão de obra local, como parte do compromisso com a agenda ESG.
Importância estratégica
A aquisição da Latin Resources e a implementação do Projeto Salinas representam um passo estratégico para a Pilbara Minerals, que busca diversificar suas operações e garantir presença nos mercados europeu e norte-americano de baterias. O projeto tem potencial de se tornar uma das 10 maiores operações de lítio de rocha dura do mundo.
Cobertura especial do CidadeseMinerais.com.br
O portal CidadeseMinerais.com.br é parceiro oficial da Exposibram 2024 e faz uma cobertura especial do evento em parceria com a MM Advocacia Minerária e Ecolabore Engenharia.
Para mais informações, acesse: exposibram2024.ibram.org.br.