A Exposibram 2024 foi marcada por recordes: mais de 86 mil visitantes, 15 mil m² de área ocupada, 600 estandes, 2.300 congressistas, 320 palestrantes, 600 horas de conteúdos, 26 mineradoras e centenas de fornecedores participando das Rodadas de Negócios. Os números foram apresentados durante o encerramento do evento, nessa quinta-feira (12), em cerimônia realizada no auditório do Expominas.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a edição 2024 do evento foi classificada pelos organizadores como a “maior Exposibram da história”. O encerramento foi conduzido pelo diretor de Comunicação do Ibram, Paulo Henrique Soares. Ele anunciou os vencedores dos prêmios de melhores estandes e revelou qual instituição beneficente receberá os eletrodomésticos e outros itens que estavam presentes na Casa da Mineração.
O diretor agradeceu aos patrocinadores, palestrantes, expositores e visitantes. “Todas essas pessoas contribuíram para o sucesso da Exposibram Sem elas, não chegaríamos até aqui”, disse Soares.
“Foi a maior edição da Exposibram de todos os tempos, batemos todos os recordes. Cumprimento, aqui, todos os patrocinadores que estiveram conosco nessa jornada”, comemorou o vice-presidente da instituição, Fernando Azevedo.
Exposibram em Salvador
A próxima edição da Exposibram irá ser realizada em 2025, na Bahia, na capital Salvador. O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Carlos Borel, compareceu ao encerramento e falou sobre a expectativa para o evento na Bahia.
“Queria aproveitar este momento para parabenizar a todos os trabalhadores e trabalhadoras envolvidos na realização deste grande evento, que conduziram tudo muito bem. Quero agradecer a toda a diretoria do Ibram pela receptividade, e dizer que a Exposibram representa a valorização do nosso setor mineral, que é fundamental, não só para a nossa economia, mas também para as nossas vidas, para o nosso cotidiano. Estamos prontos para recebê-los no ano que vem, em Salvador, e vamos fazer a Exposibram mais alegre de todos os tempos”, disse.
Melhores estandes
Durante a cerimônia de encerramento foram anunciados os três vencedores dos prêmios de melhores estandes, em três categorias: A Enaex, eleita pelos visitantes; a Anglo American, mais votada pelos expositores; e a Kinross, eleita dona do melhor estande pelos organizadores.
Casa da Mineração
Estudantes da rede pública de educação puderam participar do Mineramundo durante o evento. No espaço aprenderam sobre a mineração e seus benefícios para a sociedade. A entrada para as atividades foi a Casa da Mineração, um ambiente com móveis, eletrodomésticos e objetos do dia-a-dia que possuem minerais em sua composição.
Em votação pelas redes sociais do Ibram, os internautas a escolheram o Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus para receber os equipamentos da casa.
Apoio editorial
A Exposibram 2024 teve apoio editorial e cobertura do Cidades & Minerais, em parceria com a MM Advocacia Minerária, na cobertura do Congresso, e a Ecolabore Engenharia, na cobertura da feira. Veja detalhes no link.