Governo de Minas lança campanha SOS Chuva para dar suporte a municípios

Publicado em

 

Para atender as demandas dos municípios, o Governo de Minas lançou a campanha SOS Chuva 2023/2024. A iniciativa tem como objetivo prestar suporte em casos de situação de emergência e/ou calamidade confirmados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de arrecadar suprimentos e realizar doações para famílias afetadas pelo período chuvoso.

A ação é coordenada pelo Serviço Social Autônomo (Servas) em parceria com a Cruz Vermelha (CVB/MG), e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A solenidade de lançamento foi realizada nesta segunda-feira (2), em evento com a participação do governador Romeu Zema, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), em Belo Horizonte.

Sem Titulo 3 1
Foto: Gil Leonardi – Campanha foi lançada em solenidade realizada na CDL/BH

O Governo de Minas estipulou que a campanha SOS Chuva vai de 1/11/2023 a 31/3/2024. Além da arrecadação dos itens essenciais como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, a campanha também vai receber doações via Pix e converter em valores para um cartão humanitário de transferência de renda.

“Talvez nenhum outro governador tenha passado pelos momentos que passei à frente do Governo de Minas. Logo em janeiro de 2019, com apenas 25 dias de governo, tivemos a tragédia de Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas. E, um ano e dois meses após isso, veio a pandemia. Então, tivemos momentos muito difíceis. E eu posso dizer que ter uma rede de proteção já estruturada é de fundamental importância”, disse Zema.

A campanha SOS Chuva

A última edição do SOS Chuva foi realizada de novembro/2022 a abril/2023. No período, de acordo com o Governo de Minas, foram arrecadados mais de R$ 1,5 milhão em doações. Ao todo, 43 mil pessoas foram atendidas em 245 municípios mineiros. Foram entregues 33,7 mil cestas básicas, 11,6 mil kits de higiene pessoal, 9,6 mil colchões e 8,4 mil kits dormitórios. Além disso, outros 6,6 mil kits de limpeza foram distribuídos e 1,3 mil litros de água.

“Em Minas Gerais, nós estamos lidando com os desastres causados pela chuva e com a ajuda humanitária de maneira integrada. Nós entendemos que o Servas, a Sedese, o Ministério Público, a CDL, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha Brasileira, têm expertises, habilidades e capacidades particulares. Mas somos mais fortes atuando em rede, alcançando um atendimento mais completo, mais assertivo, mais urgente e mais capaz de atender aquilo que as pessoas que são vitimadas pelo excesso de chuvas precisam. E trabalharemos novamente para que o atendimento seja o melhor possível”, afirmou a presidente do Servas, Chirstiana Renault.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios