Uma onda de calor está prestes a atingir Minas Gerais, conforme alerta emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
O aviso é válido por quatro dias, até a próxima sexta-feira (15). De acordo com as previsões, espera-se que as temperaturas subam até 5ºC acima da média, o que representa um risco à saúde.
Veja como a nova onda de calor afetará as regiões do estado
Os dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) indicam que os termômetros podem ultrapassar os 38°C em áreas do Triângulo, Norte, Jequitinhonha e sudoeste do estado. Nas regiões do Alto Paranaíba, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata, as temperaturas máximas devem variar entre 36°C e 38°C durante a tarde.
Na capital Belo Horizonte e região metropolitana, os termômetros também podem atingir máximas entre 33°C e 36°C, no período da tarde. Além disso, as temperaturas elevadas estão previstas para várias cidades da região Noroeste, Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.
Com a expectativa de temperaturas superiores a 38°C, a Defesa Civil alerta a população para ficar atenta a alguns sintomas físicos, tais como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e dificuldade de respirar.
É importante tomar medidas para se proteger a onda de calor, como hidratar-se regularmente, evitar a exposição direta ao sol durante os horários mais quentes e utilizar roupas leves e protetor solar ao sair de casa.