Minas, uma preciosidade sem igual (parte 3)

Publicado em

Que Minas Gerais é rico e mundialmente conhecido por suas gemas (ou pedras preciosas) você, com certeza, já sabe disso. Mas quanto às preciosidades mais requisitadas pelos admiradores de minerais você saberia dizer quais são? Fica tranquilo, pois separamos aqui as pedras preciosas mais famosas e desejadas que são extraídas em solo mineiro. Vem com a gente!  

*Os seguintes minerais não são encontrados somente em Minas, mas também em outros lugares do mundo*

  • Água-marinha: Tal como o seu nome deixa a entender, a pedra água-marinha tem a cor num leve tom de azul turquesa esverdeado, deixando impossível não lembrar da cor do mar. O Brasil é o maior produtor, mas a pedra, que é considerada como a protetora das sereias, pode ser encontrada no mundo todo. Com suas variações de quase 35 cores é uma das pedras preciosas mais cobiçadas pelas mulheres. No nosso país, além das minas encontradas aqui em Minas Gerais, há também minas na Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rondônia.
images
foto: Érica Mendes
  • Alexandrita: Sendo muito apreciada e com um grande valor, a pedra alexandrita é famosa pela sua capacidade de mudar de cor de acordo com a luz em que se encontra: assume tons de verde-oliva quando está na luz natural, mas quando está em luz incandescente e de lâmpadas, obtém uma cor vermelha.
    download
    foto: Viver Natural/Leo

     

  • Berilo: Com um brilho vítreo, sendo transparentes e translúcidos, o berilo puro é incolor, mas acaba sendo tingido por impurezas, fazendo com que ganhe tons de verde, vermelho, azul, amarelo ou branco. As variações do berilo são conhecidas em alguns outros nomes, como a verde é esmeralda, o azul água-marinha (já apresentado anteriormente).
    download 1
    foto: Oficina70.com

     

  • Esmeralda: É o mineral mais nobre do berilo e uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. Encontra-se elas tanto transparentes como opacas, mas sendo a primeira as mais valiosas. No Brasil é encontrada em Itabira, em Minas Gerais, na Serra da Carnaíba, na Bahia, e em Campos Verdes, em Goiás.
    download 2
    foto: Juliana Viveiros

     

  • Topázios: O topázio imperial (o de cor alaranjada) provavelmente é a pedra mais genuína brasileira, pois tem uma ocorrência basicamente nacional, mais precisamente no município de Ouro Preto, em Minas Gerais. Reconhecido principalmente em sua forma cristalina, tem uma clivagem basal perfeita. Diferentemente do imperial que é alaranjado, os mais comuns são os incolores, azuis e amarelos; quando encontrado em tom avermelhado (conhecido como cherry) se torna uma das pedras preciosas mais valiosas.

    download 3
    foto: Divulgação/cidadeverde.com

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...