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Grupo Cedro vai investir R$ 2 bilhões em construção de ferrovia em Minas

Imagem; Divulgação - Projeto prevendo linha para transporte de minério com 30km de extensão foi protocolado na ANTT para ligar São Joaquim de Bicas a Itaúna

 

O grupo Cedro Mineração protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um projeto para construção de uma ferrovia de 30 quilômetros de extensão para transportar minério de ferro da região de Serra Azul sem passar pela BR-381. A nova linha ligará Itaúna, na região Centro-Oeste, e São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A companhia deverá investir cerca de R$ 2 bilhões na construção, segundo revelou o presidente do Conselho Administrativo da Cedro Participações, Lucas Kallas. O novo trecho ferroviário deverá desafogar várias estradas mineiras que sofrem com o transito pesado de caminhões carregados de minério.

“Vai ser uma ferrovia ao longo das mineradoras que produzem no complexo Serra Azul e ligando ao ramal principal que leva o minério para os portos. Estamos aguardando a outorga. Estamos falando em retirar da BR-381 de 2.500 a 3.000 carretas por dia, algo em torno de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e trazer uma tranquilidade para a população”, explicou Kallas, em entrevista à Rádio Itatiaia.

A expectativa é que projeto apresente outras soluções de transportes de cargas. “Também estamos estudando um projeto de engenharia para interligar as operações através de correias transportadoras para os terminais de embarque próximos da região”, complementa.

Ferrovia do Grupo Cedro desafogará estradas

O executivo da Cedro lembra que as mineradoras estão empenhadas em se adaptar à agenda ESG e, portanto, em trazer soluções ambientais e sociais. Isso envolve, também, tirar caminhões que transportam minério das rodovias.

O presidente do Conselho Administrativo da empresa revelou que a “shortline Serra Azul” vai ser uma alternativa para atender a todas as mineradoras que produzem no complexo Serra Azul, ligando ao ramal principal que leva o minério para os portos.

“Estamos aguardando a outorga. Estamos falando em retirar da BR-381 de 2.500 a 3.000 carretas por dia, algo em torno de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e trazer uma tranquilidade para a população. Também estamos estudando um projeto de engenharia para interligar as operações através de correias transportadoras para os terminais de embarque próximos da região”, concluiu.

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