Início Minas Gerais Cleitinho e Nikolas Ferreira lideram intenções de voto para o governo de...

Cleitinho e Nikolas Ferreira lideram intenções de voto para o governo de Minas nas eleições de 2026

Imagem: Agência Senado - A pesquisa revela um cenário competitivo para as eleições de 2026, com Cleitinho na liderança, mas com desafios internos e externas, especialmente devido à divisão no Republicanos e à presença de nomes tradicionais como Kalil e Pacheco

O instituto Paraná Pesquisas divulgou na quinta-feira (3), uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para o governo de Minas Gerais e para o Senado. O levantamento aponta o senador Cleitinho (Republicanos) como líder nas intenções de voto para o governo estadual, com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o atual governador Romeu Zema (Novo) também se destacando entre os nomes mais cotados.

Cenários distintos para Cleitinho e Nikolas Ferreira ao governo de Minas nas eleições de 2026

A pesquisa apresentou dois cenários diferentes para a disputa ao governo de Minas. No primeiro cenário, Cleitinho se destaca com mais de o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte, com 39,7% contra 19,3% de Kalil. Vale destacar que ambos são filiados ao Republicanos, o que pode resultar em uma disputa interna caso permaneçam no mesmo partido.

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparece em terceiro lugar no primeiro cenário, com 14,6% das intenções de voto. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) segue com 3,8%, enquanto o vice-governador de Minas, Mateus Simões (Novo), e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Tadeuzinho Leite (MDB), ambos registram 3%.

Divisão do eleitorado e indecisão

Ainda no primeiro cenário, 11,8% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum dos candidatos, anulariam o voto ou votariam em branco. Além disso, 4,8% não souberam responder ou preferiram não opinar, indicando uma parcela considerável de indecisos no processo eleitoral.

A pesquisa revela um cenário competitivo para as eleições de 2026, com Cleitinho na liderança, mas com desafios internos e externas, especialmente devido à divisão no Republicanos e à presença de nomes tradicionais como Kalil e Pacheco. A disputa ainda está aberta, e muitos fatores podem influenciar o posicionamento dos eleitores nos próximos meses.

Sair da versão mobile