Na quinta-feira (7), durante o 1° Fórum Global sobre Construção e Clima, em Paris, França, o estado de Minas Gerais apresentou aos líderes governamentais locais e regionais sua experiência na indústria do aço e concreto na promoção de uma economia verde.
O Governo de Minas Gerais foca em ações para descarbonizar o setor, definindo as ações e metas estabelecidas pelo estado para que os diferentes setores produtivos alcancem a construção sustentável.
Um dos destaques é o Minas Recicla Energia, projeto inédito nacional que promove a captação de energia para a produção de cimento por meio da coleta seletiva de resíduos triados.
MG é o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir ao movimento internacional Race to Zero a indústria do aço
No primeiro dia do fórum, Minas participou a convite do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a participação do vice-governador Professor Mateus e da secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) Marília May Marília Melo.
Na abertura do evento, além dos planos já implementados pelo país, alguns progressos alcançados foram apresentados na mesa do painel de discussão, com foco no compromisso global de eliminar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
O estado é o primeiro da América Latina e do Caribe a aderir ao movimento internacional Race to Zero.
O Vice-Governador de Minas Gerais participou das discussões internacionais como palestrante e falou sobre a importância das características regionais discutidas nessas mesas de debate, uma vez que uma perspectiva nacional mais ampla não permite a compreensão das especificidades locais da indústria do aço.