Exoneração de servidores da ANM em Minas após operação da PF revela esquema bilionário de corrupção

Publicado em

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na terça-feira (1°) as exonerações de dois servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Minas Gerais. A medida ocorre apenas quatro dias após a operação Parcours, realizada pela Polícia Federal (PF), que desarticulou um esquema quase bilionário envolvendo funcionários da mineradora Empabra e servidores da ANM, órgão responsável pela fiscalização da mineração no país.

Afastamento dos servidoresda ANM envolvidos no esquema

A Justiça Federal determinou o afastamento imediato de dois servidores da ANM como parte da operação. De acordo com a publicação oficial, foram exonerados Leandro Cesar Ferreira de Carvalho, Gerente Regional da ANM em Minas, e Claudinei Oliveira Cruz, Superintendente Substituto de Segurança de Barragens de Mineração. Ambos estavam envolvidos no esquema criminoso que se arrastava desde 2014 e causou um significativo prejuízo econômico e ambiental.

Com as exonerações, os cargos serão ocupados por duas mulheres: Luciana Cabral Danese assumirá a Gerência Regional da ANM em Minas, enquanto Gisele Duque Bernardes de Sousa ocupará o cargo de Superintendente Substituta de Segurança de Barragens de Mineração.

A Controladoria Geral da União (CGU) informou que a operação teve como foco investigar “indícios de irregularidades na atuação da ANM, gestão de títulos minerários, fiscalização das atividades mineradoras e a supervisão do impacto ambiental da mineração.”

Esquema criminoso e bloqueio de ativos

Durante a operação, a PF cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Matupá (MT) e Brasília (DF). Além disso, foram bloqueados ativos no valor de R$ 832 milhões, correspondente ao prejuízo estimado causado pela associação criminosa, levando em conta tanto os danos ambientais quanto a necessidade de responsabilização financeira pelos danos causados ao longo de mais de uma década de irregularidades.

A operação Parcours segue como um dos maiores desdobramentos no combate à corrupção e práticas ilegais dentro da mineração no Brasil.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios