Dique da Mina Pau Branco é fiscalizado após fortes chuvas

Publicado em

Na quarta-feira (24), o Sistema Nacional de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o Centro Nacional de Coordenação de Proteção Civil (Cedec) e a Polícia Militar Ambiental, realizaram uma fiscalização preventiva em Dique Lisa, Mina Pau Branco, na mineradora Vallourec, em Nova Lima, na Grande BH.

A operação que contou também com a Agência Nacional de Mineração (ANM), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Defesa Civil Municipal de Nova Lima, teve como objetivo apurar a causa dos alagamentos na BR-040 durante fortes chuvas desta terça-feira (23).

Após a fiscalização no dique da Mina Pau Branco ficou constatado que não foram encontradas obstruções na rede de drenagem do prédio durante as chuvas, o que poderia causar inundações na BR-040.

A equipe de fiscalização também examinou dados de precipitação registrados em Vallourec. Após a fiscalização conjunta, a ANM apresentará um relatório de situação e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) elaborará um relatório de fiscalização. Devido às chuvas excessivas no dia 23 de janeiro de 2024, a equipe classificou o evento de ontem como um evento climático severo.

Acompanhamento do dique na Mina Pau Branco

A Semad vem acompanhando, nos últimos dois anos, as ações de reparação ambiental promovidas pela Vallourec após danos causados pelo transbordamento do Dique Lisa, na Mina Pau Branco.

Após a ocorrência em 2022, o Sisema validou a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) elaborado pela Vallourec e fez algumas solicitações à empresa. As ações listadas no documento são vinculadas ao Programa de Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas na sub-bacia do córrego Cachoeirinha e na Lagoa do Miguelão, que foram diretamente afetadas pelo escorregamento dos sedimentos.

Também estão em andamento ações de monitoramento, incluindo estudos de solo e águas subterrâneas para verificar possíveis contaminações. Até agora, não foram detectados quaisquer efeitos químicos nocivos, mas as medidas de controlo continuarão a ser implementadas.

Foram instaladas estações de monitoramento da qualidade do ar para verificar a disseminação de material particulado no evento.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios