Barragem que ameaçava distrito de Nova Lima deve ser descaracterizada pela Vale em 2024

Publicado em

 

Recentemente a mineradora Vale anunciou que as obras de descaracterização da barragem B3/B4, localizada na Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG), serão concluídas em 2024, três anos antes do prazo previsto inicialmente. As intervenções se encontram em estado avançado, com mais de 88% do material do reservatório da estrutura, nas imediações do distrito de Macacos, já removido.

A mineradora prevê que as obras sejam concluídas no segundo semestre do ano que vem. As intervenções ainda incluem estabilização do terreno natural remanescente, implantação de sistemas de drenagem e revegetação da área.

“O bom desempenho dos equipamentos operados remotamente, assim como a melhoria das condições de drenagem interna feita no reservatório da barragem, permitiram a remoção do rejeito com maior velocidade do que o previsto anteriormente. Os aprendizados serão replicados nas demais estruturas em processo de eliminação”, resume a empresa.

Em outubro deste ano, o avanço do processo de descaracterização também proporcionou a melhora das condições de estabilidade da estrutura e viabilizou a redução do nível de emergência de 2 para 1 pela Agência Nacional de Mineração(ANM).

Descaracterização da barragem

Conforme informou a mineradora, o trabalho de remoção de rejeitos da B3/B4 vem sendo realizado integralmente por equipamentos operados de forma remota. A tecnologia, desenvolvida pela mineradora em parceria com fornecedores, permite que os operadores trabalhem fora da área de risco. A operação procede em um ambiente seguro e estruturado pela empresa a cerca de 15 quilômetros da barragem, enquanto os caminhões e escavadeiras fazem a remoção de material.

Sem Titulo 12 2
Mineradora dispõe de Centro de Tecnologia que permite operação remota de máquinas

Ainda de acordo com a Vale, o rejeito retirado do reservatório da B3/B4 está sendo depositado na cava 7 da Mina Mar Azul e na cava da Mina da Mutuca, ambas também de propriedade da mineradora, em Nova Lima. “Toda a disposição de rejeitos é realizada em conformidade com a legislação e licenças aplicáveis, além de receber fiscalização dos órgãos reguladores”, diz a mineradora, em nota.

Segurança em Macacos

A eliminação da barragem B3/B4 significará a volta da normalidade no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como “Macacos”. Na região, famílias precisaram deixar suas casas em 2019 após o aumento do nível de emergência da estrutura.

Em dezembro de 2022, a empresa firmou acordo no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito, tendo como foco transferência de renda, requalificação do comércio e turismo e fortalecimento do serviço público municipal, além de demandas das comunidades atingidas. O acordo foi firmado em audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com a participação do Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado, Município de Nova Lima e Ministério Público Federal.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios