A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) confirmou oficialmente a primeira morte por dengue em MG agora em 2024, conforme publicado no último Boletim Epidemiológico. A vítima, uma mulher com idade entre 70 e 79 anos, residia em Monte Belo, município localizado na região Sul de Minas.
De 1º de janeiro até segunda-feira (22), o estado registrou o número surpreendente de 32.316 casos prováveis da doença, conforme consta no boletim. Desses casos, 11.490 foram confirmados oficialmente. Além da morte registrada, o estado investiga atualmente mais 14 mortes relacionadas à dengue.
Do número total de casos confirmados de dengue neste ano, que chega a 11.490, um subconjunto de 159 casos foi classificado como grave. A faixa etária mais impactada por esta doença é composta por indivíduos entre 20 e 29 anos, com um total de 2.070 casos notificados.
Além da dengue em MG, chikungunya e zika vírus também estão sendo contabilizadas
O Ministério da Saúde também contabiliza possíveis casos de chikungunya e zika vírus em Minas Gerais. Assim como a dengue em MG, a doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em relação à chikungunya, foram notificados 4.353 casos suspeitos em Minas, dos quais 3.067 foram confirmados. Uma morte foi registrada até o momento e outras duas estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, foram notificados dois casos suspeitos, mas a doença ainda não foi confirmada. O estado também não tem mortes registradas ou sob investigação em decorrência do Zika.