O dia 26 de agosto será decisivo para a duplicação de parte da BR-381, rodovia que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais. Nesta data, na Bolsa de Valores de São Paulo, serão recebidos os envelopes das empresas interessadas em participar do leilão de concessão de 303,4 km da rodovia, previsto para o dia 29 de agosto. Caso não haja empresas interessadas, o leilão será cancelado automaticamente.
Conforme Clésio Gonçalves, membro do Movimento Pro-Vidas da BR-381, a informação foi confirmada em reunião com Carlos Alvise, assessor do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.
Concessão da BR-381: expectativa positivas
A concessão, aprovada pela ANTT no dia 16 de agosto, envolve mais de R$ 9 bilhões em investimentos e prevê a duplicação de trechos da rodovia, além da implantação de faixas adicionais, vias marginais e passarelas.
O objetivo é garantir mais segurança e fluidez no trânsito ao longo dos 30 anos de concessão, essenciais para a logística e economia da região e do país.
O projeto também promete gerar cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais, impulsionando o crescimento econômico local. A concessão foi revista para incluir melhorias que devem atrair o interesse de investidores, como a exclusão de trechos cuja ampliação será responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Critérios do leilão e a importância da etapa de 26 de agosto
O critério principal para a escolha da concessionária será o maior desconto tarifário oferecido, com a necessidade de aportes financeiros por parte da vencedora. Esses recursos serão utilizados para garantir a sustentabilidade do projeto ao longo das três décadas de concessão.
O recebimento dos envelopes no dia 26 de agosto, portanto, é um marco essencial para que a duplicação e outras melhorias possam avançar. A expectativa é de que o leilão siga conforme planejado e que as intervenções necessárias na BR-381 finalmente saiam do papel, trazendo mais segurança para os milhares de motoristas que dependem da rodovia.