Servidores de MG e pensionistas podem ter o pagamento suspenso por não realizarem o Censo Previdenciário do Ipsemg

Publicado em

O Censo Previdenciário do Ipsemg – Instituto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais revelou que mais de 27 mil servidores públicos e pensionistas mineiros poderão enfrentar a suspensão de seus pagamentos. A lista completa contendo todos os nomes foi divulgada na segunda-feira, 15 de janeiro.

No sábado (13/1), o Diário Oficial do Estado de Minas Gerais divulgou uma lista abrangente contendo um total de 27.648 indivíduos considerados inativos ou afastados provisoriamente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Além disso, a lista inclui 3.719 pensionistas do Ipsemg.

O Censo Previdenciário do Ipsemg é procedimento obrigatório de atualização da base cadastral, funcional e financeira do Sistema Previdenciário (RPPS).

O Ipsemg realizou o censo em três fases de convocação entre junho e dezembro de 2023, atendendo o público estimado. O sistema normalizará as inscrições até 14 de fevereiro.

Como regularizar a situação no Censo Previdenciário do Ipsemg

1. Acesse o site do Censo Previdenciário do Ipsemg. O link está disponível no site https://censo.ipsemg.mg.gov.br/censo-frontend/

2. Faça login no sistema, que pode ser realizado por meio de CPF e senha utilizada nos sistemas corporativos do governo, como, por exemplo, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Portal do Servidor (portal de consulta de contracheques dos servidores ativos e aposentados). Há, ainda, a possibilidade de acessar utilizando as credenciais do portal gov.br.

3. Valide as informações solicitadas

4. Responda ao questionário

5. Ao final do procedimento, verifique o e-mail de confirmação da realização do Censo

Suspensão de benefícios

O sistema estará disponível até 14 de fevereiro de 2024 para normalizar a situação.

Após essa data, será emitido novo edital listando os nomes que não atendem aos requisitos e terão seus benefícios efetivamente suspensos em fevereiro, com vencimento em março de 2024. Assim que as condições se normalizarem, o beneficiário retomará os benefícios.

A Ipsemg ressalta que com a suspensão das pensões ou benefícios de aposentadoria, as contribuições assistenciais da Ipsemg deduzidas do salário dos contratantes dos serviços não serão exigíveis, resultando em impedimento à utilização dos serviços da rede de saúde em qualquer caso.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios