Por conta de um incêndio de grandes proporções, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou interditar um trecho da BR-381, em Timóteo, no Vale do Aço, na tarde desta terça-feira (24). As chamas se espalhavam rapidamente no trecho entre o trevo de Timóteo e o acesso à Lagoa do Pau, no distrito de Jaguaraçu, entre os KMs 275 e 278 da rodovia.
Uma operação de “pare e siga” foi montada no local para amenizar o grande congestionamento que se formou, conforme apuração do Portal da Cidade de Ipatinga. “A BR está toda parada, só liberaram nosso lado. O fogo está intenso lá embaixo; é triste ver a destruição”, relatou um motorista que passou pelo local ao portal.
O trecho já está liberado nesta quarta-feira (25), mas o Corpo de Bombeiros continua combatendo focos de incêndios nas imediações e várias outras regiões de Minas Gerais. A área total queimada ainda não foi informada.
Provocar incêndio florestal é crime
A atual legislação prevê prisão de dois a quatro anos a quem colocar fogo em floresta ou em outras formas de vegetação. No Congresso Nacional estão tramitando propostas para aumentar as penas a quem comete esse tipo de crime.
A sociedade pode denunciar os infratores ligando para o Disque Denúncia 181 e acionar os Bombeiros pelo 193 para comunicar incêndios florestais.